ECONOMIA

Varejo de SC cresceu em agosto, mês tipicamente fraco para as vendas

Atualizado em 10 outubro, 2019

O varejo restrito – que não leva em consideração a venda de veículos, autopeças e material de construção- teve alta de 11,4% no volume de vendas e de 14,0% na receita, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo aponta a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE. Em relação a julho, com ajuste sazonal, a variação foi de 1,6% e 2,0%, respectivamente.

No acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 7,8% e 11,7%. O comércio varejista ampliado também teve resultado positivo no volume de vendas (8,7%) e na receita (11,8%) nesta mesma comparação.

Os segmentos que tiveram os melhores desempenhos em agosto na comparação com o ano passado foram os de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (48,9%), hipermercados e supermercados (17,4%) e veículos, motocicletas, partes e peças (11,6%). Por outro lado, móveis e eletrodomésticos (1,4%) e material de construção (0,9%) recuaram.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o cenário macroeconômico impacta na confiança e, consequentemente, no caixa do comércio. “O varejo catarinense apresentou resultado positivo em agosto, mês caracterizado como de baixa nas vendas, mas é visível que o consumidor permanece retraído e cauteloso. O crescimento do setor só deve se consolidar quando o brasileiro sentir firmeza nas políticas econômicas adotadas, principalmente aquelas focadas na redução dos juros e recuperação do mercado interno, como a criação de emprego e renda”, avalia.

O crescimento no varejo brasileiro foi mais tímido: 1,3% no volume de vendas e 3,9% na receita, em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses fechou com alta de 1,4% e 5,1%.

Leia também

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024