INSTITUCIONAL
Vídeo: confira os compromissos assumidos pelo governador eleito Jorginho Mello em sabatina da Fecomércio SC

Eleito com 70,69% dos votos válidos, Jorginho Mello (PL) passa a comandar o Governo do Estado de Santa Catarina a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Em setembro, o então candidato participou das sabatinas da Carta do Comércio SC, realizadas pela Fecomércio SC, onde se comprometeu com várias pautas caras ao setor terciário, como parcerias com o Sistema S para qualificação profissional, revisão de incentivos fiscais e programa de crédito para micro e pequenas empresas.
Mediadas pelo colunista político Upiara Boschi, as entrevistas estão disponíveis na página da Carta do Comércio e no Youtube da entidade.
O presidente do diretório estadual do PL em Santa Catarina foi senador (2018-2022), deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes. Começou a vida política cedo- foi eleito vereador em Herval d’Oeste aos 18 anos.
::Assista ao vídeo:
Diagnóstico da Fecomércio SC
A Carta do Comércio aponta os desafios e pleitos da classe empresarial para os novos líderes dos poderes Executivo e Legislativo. Os dados foram apurados com mais de 500 empresários e gestores, em 75 municípios, a partir de nove macrotemas, resultando em 33 índices de relevância socioeconômica.
>>> Saiba mais na página especial
>>> DADOS: acesse a plataforma em BI
Neste ano, o Idemp/SC (Índice de Dificuldades Empresariais) alcançou 6,864 pontos, que representa um cenário de ‘alta dificuldade’ enfrentado pelos empresários. O ambiente econômico foi o tema pior avaliado (7.906), seguido pela captação de recursos (7.319), sistema tributário e legal (7.258) e a Administração Pública (7,250). A previsão de baixo crescimento econômico, inflação de dois dígitos e o reduzido poder de compra dos consumidores pesaram na avaliação dos empresários.
Além de fazer um diagnóstico dos gargalos que impactam na competitividade das empresas, o documento da Fecomércio SC traz as propostas da entidade para cada eixo e elenca as prioridades para as políticas públicas na próxima gestão.