ECONOMIA

Volume de vendas do comércio catarinense reage em abril

Atualizado em 08 junho, 2021

O volume de venda do comércio catarinense avançou 3% em abril em relação ao mês anterior (-0,6%)- o  crescimento, porém, ficou em 15º lugar entre 21 estados que registraram alta. O setor teve forte acréscimo de 15,3% na comparação com abril de 2020, 4,8% no acumulado do ano e 7,7% no acumulado de 12 meses.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a tendência o é semelhante: alta de 2% na comparação com o mês anterior e expressivo crescimento de 36,8% em relação a abril de 2020.

Segundo o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Rossmark Schramm, o resultado positivo interrompe as sucessivas quedas mensais e a lenta recuperação do setor desde dezembro de 2020. “A alta nas vendas reflete a retomada do dinamismo das atividades econômicas mesmo diante das restrições impostas para prevenção e enfrentamento à COVID-19. Também é resultado das medidas econômicas que ajudaram a amortecer os impactos negativos, como o auxílio emergencial e o programa de preservação e manutenção de emprego e renda”, avalia.

Desempenho dos setores

O movimento positivo não foi linear entre os segmentos, por isso, a retomada é desigual e algumas atividades ainda acumulam perdas. Dentre os 10 principais grupos de atividades da pesquisa, três apresentam variação negativa nos últimos 12 meses: livrarias e papelarias (-26,1%), equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação (-32.3%) e, combustíveis e lubrificantes (-5,4%).

O setor de tecidos, vestuário e calçados e Veículos, motocicletas, partes e peças reverteram as perdas e acumulam alta de 5,4% e 6,4%, respectivamente, em 12 meses. Porém, a retomada do segmento de vestuário parece não ser suficiente para ampliar a geração de novas vagas de trabalho, já que no acumulado de 2021 fechou 1.686 vagas no comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios e 774 no comércio varejista de calçados e artigos de viagem.

Confira abaixo ou AQUI os dados dinâmicos do comércio em abril:

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa