ECONOMIA

Volume de vendas do varejo em SC mantém trajetória positiva pelo 6º mês consecutivo

Atualizado em 15 setembro, 2022

O volume de vendas do comércio em Santa Catarina avançou 0,9% diante do mês anterior, após estabilidade em junho. O setor mantém trajetória de crescimento pelo 6º mês consecutivo– somente em janeiro a taxa foi negativa (-0,6%). Embora a variação mês a mês seja positiva, o ritmo de crescimento é menor do que no ano anterior.

>>> Leia a análise completa da PMC julho/2022

A alta não atinge os segmentos do varejo de forma homogênea. Entre os 10 grupos pesquisados, houve alta no volume de vendas em quatro setores,  enquanto seis tiveram queda no comparativo anual. O desempenho favorável foi impulsionado pelos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e o setor de livros, jornais, revistas e papelaria que avançaram 25,6% e 20,1%, respectivamente. Esses setores foram os últimos a entrar em processo de recuperação, por isso mantêm um ritmo de crescimento maior que os demais.

O comércio de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos desacelerou (9%) frente ao mesmo período do ano anterior (11,7%). Apesar disso, a trajetória positiva é mantida desde junho de 2020- ou seja, foram 26 meses sucessivos com alta nas vendas na comparação com os mesmos meses do ano anterior.

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior