ECONOMIA
Comércio catarinense tem ligeira alta no volume de vendas em fevereiro
O volume de vendas do comércio catarinense registrou ligeira alta de 0,4% em fevereiro, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (25) pelo IBGE. Este resultado é significativamente menor do que o mês anterior (4,9%). No cenário nacional o movimento foi oposto, com queda de -0,1% no volume de vendas.
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O varejo restrito também avançou na comparação com fevereiro de 2022 (5,3%), no acumulado no ano (6,2%) e no acumulado dos últimos 12 meses (1,9%). No Brasil, os aumentos foram de 1,0%, 1,8% e 1,3%, respectivamente.
O desempenho do comércio catarinense frente ao nacional pode ter sido influenciado, entre outros fatores, pelo nível de renda médio maior no Estado, o final da temporada de verão, que movimentou o comércio das cidades litorâneas, e também o retorno do Carnaval.
Já o varejo ampliado- que considera os setores de veículos, motos, partes e peças, material de construção e o Atacarejo- registrou queda de 0,6% na passagem do mês. No acumulado no ano e em 12 meses, a alta foi de 6,2% e de 2,6%.
Desempenho dos setores
Dos onze grupos pesquisados, seis recuaram em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior: Material de construção apresentou a maior queda (-10,9%), seguido de Móveis e eletrodomésticos (-6,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-4,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,5%) e com a menor redução Veículos, motos, partes e peças (-0,7%).
Os três que registraram altas foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (32,0%), Combustíveis e lubrificantes (21,1%) e Atacarejo (13,2%)- desempenho que podem estar associadas ao final do período de férias escolares e início das aulas na rede pública e na privada.
Confira os dados no painel de BI:
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