Valor das compras para o dia das mães cresce 14,7% em Santa Catarina

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Apesar da alta, faturamento caiu 5,4% em relação a 2015

O dia das mães deste ano foi de presentes mais caros para os consumidores, mas de caixa enxuto para os empresários em Santa Catarina. A data conhecida como “segundo Natal” do comércio movimentou diversos setores, do vestuário a joalherias, resultando no gasto médio de R$ 232,64, valor 14,7% maior do que o observado no ano passado (R$ 202,77) devido à inflação, conforme pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Apesar do tíquete médio mais elevado, houve queda de 5,4% no faturamento – recuo maior do que 2015 (3,9%) e 2014 (0,92%). Já em comparação aos meses sem datas comemorativas o desempenho foi expressivo: aumento de 18,3%, mostrando o impacto positivo no volume de vendas.

“O dia das mães é o principal motor do varejo no primeiro semestre, mas os resultados refletem o momento da economia nacional e a falta de confiança. Com o aumento da restrição ao crédito e a desaceleração da renda das famílias os filhos optam por artigos que caibam no orçamento e formas de pagamento mais flexíveis”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

“A chegada do frio às vésperas da segunda data mais importante para o comércio varejista impulsionou as vendas e a expectativa do consumidor. As mudanças dos rumos do país também se refletiram na motivação do catarinense em aumentar o valor médio das compras”, aponta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Leia mais:

Pesquisar preço foi a preferência no dia das mães em Criciúma
Metade dos consumidores de Florianópolis comprou à vista
Comércio de Itajaí registra queda de 13,1% nas vendas do dia das mães
Joinvilense foi o mais econômico no presente do dia das mães
Blumenau lidera o gasto médio no dia das mães em SC
Pagamento parcelado foi a escolha no dia das mães em Chapecó
Índice de contratação em Lages foi o mais alto de SC 

Comportamento do consumidor

Para atender à demanda do período 11,03% dos empresários contrataram temporários, com destaque para Lages (19,23%), cidade que mais reforçou o quadro de funcionários. Embora boa parte dos consumidores tenha sinalizado preferência pela compra à vista, a forma de pagamento mais usada foi o parcelamento no cartão de crédito (45,8%). Conforme os empresários a pesquisa de preços não foi tão recorrente: para 47% a frequência foi baixa, 39% considerou alta e 14% razoável.

A pesquisa ouviu empresários do ramo de vestuários e acessórios (23%), calçados (15,7%), perfumes e cosméticos (14,8%) – os três setores que mais se destacaram – seguido por departamentos, magazines e multicoisas (11,2%), joalherias e relojoarias (9,6%) e lojas de celulares/comunicação, floriculturas e padarias/confeitarias (ambos com 4,2%). Os dados foram levantados em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

 Avaliação do consumidor

Após a data parte dos consumidores entrevistados foi novamente contatada para avaliar a experiência. No quesito efetivação 13,5% declararam que desistiram da compra, enquanto 86,5% a efetivaram. A maioria adquiriu os produtos inicialmente almejados (93,1%), 3,2% não encontraram e 3,7% encontraram parcialmente.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

Roupas (30,9%), calçados/bolsas (18,7%) e perfumes/cosméticos (13,6%) lideram o ranking de produtos mais comprados. Embora não estivesse no topo da lista, os celulares e smartphones apresentaram o maior gasto médio (R$ 838,24), seguido pelos eletrodomésticos (R$ 498,42) e as joias (R$ 334,27).

O destino favorito foi o comércio de rua (71%) e shopping centers (19,3%). A cordialidade do atendente (8,75), a clareza das informações (8,66) e a agilidade (8,63) foram os atributos melhor avaliados, somando a nota de 8,68 para o atendimento em Santa Catarina.

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