Blumenau lidera o gasto médio no dia das mães em SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Valor dobrou no comércio da cidade após dois anos na ‘lanterna’

O comércio blumenauense teve o melhor resultado do estado nas compras do dia das mães entre as cidades pesquisadas. A cidade registrou o maior tíquete médio de Santa Catarina em 2016 (R$ 275,73), depois de dois anos na “lanterna” do ranking – em 2015 o gasto foi de R$ 131,61 e em 2014 de R$ 112,48, conforme pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

A mudança de posição pode ser compreendida como reflexo do aumento da massa salarial por conta do fortalecimento do mercado de trabalho, visto que Blumenau teve o melhor saldo de empregos do estado no 1º trimestre e ocupa o 5º lugar no Brasil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Embora tenha aquecido as vendas do varejo, o faturamento teve queda de 2,2% no período em relação ao ano passado, diante do recuo médio de 5,4% em SC. Já em comparação aos meses do ano sem datas comemorativas, a data trouxe o incremento de 15,6% no caixa, mostrando o impacto positivo no volume de vendas.

“O dia das mães é o principal motor do varejo no primeiro semestre, mas neste ano os resultados refletem o momento da economia nacional e a falta de confiança. Com o aumento da restrição ao crédito e a desaceleração da renda das famílias os filhos optam por artigos que caibam no orçamento e formas de pagamento mais flexíveis”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

“A chegada do frio às vésperas da segunda data mais importante para o comércio varejista impulsionou as vendas e a expectativa do consumidor. As mudanças dos rumos do país também se refletiram na motivação do catarinense em aumentar o valor médio das compras”, aponta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

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Comportamento do consumidor

Para atender a demanda do período, 11,29% dos empresários contratou temporários, alinhado ao cenário estadual (11,03%). Embora boa parte dos consumidores tenha sinalizado preferência pela compra à vista na pesquisa de intenção de compras, a forma de pagamento mais usada foi o parcelamento no cartão de crédito (46,8%), seguida pelo crediário (17,7%). A pesquisa de preço também teve adesão equilibrada em Blumenau: 48% consideraram a frequência alta e 47% baixa.

A pesquisa ouviu empresários do ramo de vestuários e acessórios (23%), calçados (15,7%), perfumes e cosméticos (14,8%) – os três setores que mais se destacaram -, seguido por departamentos, magazines e multicoisas (11,2%), joalherias e relojoarias (9,6%) e lojas de celulares/comunicação, floriculturas e padarias/confeitarias (ambos com 4,2%). Os dados foram levantados em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

Avaliação do consumidor

Após a data, parte dos consumidores entrevistados na pesquisa de intenção de compras foi novamente contatado para avaliar a experiência de compras.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

No quesito efetivação 13,5% declararam que desistiram da compra, enquanto 86,5% efetivaram. A maioria comprou os produtos inicialmente almejados (93,1%), 3,2% não encontraram e 3,7% encontraram parcialmente.

Roupas (30,9%), calçados/bolsas (18,7%) e perfumes/cosméticos (13,6%) lideram o ranking de produtos mais comprados. Embora não estivesse no topo da lista, celulares e smartphones apresentaram o maior gasto médio (R$ 838,24), seguido pelos eletrodomésticos (R$ 498,42) e as joias (R$ 334,27).

O destino favorito para as compras foi o comércio de rua (71%) e shoppings (19,3%). A cordialidade do atendente (8,75), clareza das informações (8,66) e agilidade (8,63) foram os atributos melhor avaliados, somando a nota de 8,68 para o atendimento em Santa Catarina.

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