Comércio de Itajaí registra queda de 13,1% nas vendas do dia das mães

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Tíquete médio de compras na cidade ficou em R$ 220,48

Os empresários de Itajaí sentiram no caixa os impactos da falta de confiança do consumidor nas compras do dia das mães. A data conhecida como “segundo Natal” teve um desempenho à altura da recessão: a cidade teve a maior queda no faturamento em SC (13,1%), conforme a pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Já em comparação aos meses do ano sem datas comemorativas houve incremento de 5,6%, o que mostra o impacto positivo no volume de vendas. O gasto médio com as compras ficou em R$ 220,48, valor menor do que a média no estado (R$ 232,64). Segundo os empresários, a pesquisa de preço teve frequência alta (40%), baixa (37%) e razoável (23%).

“O dia das mães é o principal motor das vendas no primeiro semestre do varejo, mas neste ano os resultados refletem o momento da economia nacional e a falta de confiança. Com o aumento da restrição ao crédito e a desaceleração da renda das famílias, os filhos optam por artigos que caibam no orçamento e formas de pagamento mais flexíveis”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

“A chegada do frio às vésperas da segunda data mais importante para o comércio varejista impulsionou as vendas e a expectativa do consumidor. As mudanças dos rumos do país também se refletiram na motivação do catarinense em aumentar o valor médio das compras”, aponta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Leia mais:

Pesquisar preço foi a preferência no dia das mães em Criciúma
Metade dos consumidores de Florianópolis comprou à vista
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Joinvilense foi o mais econômico no presente do dia das mães
Blumenau lidera o gasto médio no dia das mães em SC
Pagamento parcelado foi a escolha no dia das mães em Chapecó
Índice de contratação em Lages foi o mais alto de SC 

 

Comportamento do consumidor

Itajaí também se destaca por ser a cidade que menos contratou temporários (7,5%) para atender a demanda no período, abaixo da média estadual (11,03%). Embora boa parte dos consumidores tenha sinalizado preferência pela compra à vista na pesquisa de intenção de compras, a forma de pagamento usada por metade dos consumidores foi o parcelamento no cartão de crédito (50%), seguido pelo à vista (dinheiro, débito e crédito).

A pesquisa ouviu empresários do ramo de vestuários e acessórios (23,0%), calçados (15,7%), perfumes e cosméticos (14,8%) – os três setores que mais se destacaram -, seguido por departamentos, magazines e multicoisas (11,2%), joalherias e relojoarias (9,6%) e lojas de celulares/comunicação, floriculturas e padarias/confeitarias (ambos com 4,2%). Os dados foram levantados em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

Avaliação do consumidor

Após a data parte dos consumidores entrevistados na pesquisa de intenção de compras foi novamente contatado para avaliar a experiência de compras.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

No quesito efetivação, 13,5% declararam que desistiram da compra, enquanto 86,5% efetivaram. A maioria comprou os produtos inicialmente almejados (93,1%), 3,2% não encontraram e 3,7% encontraram parcialmente.

Roupas (30,9%), calçados/bolsas (18,7%) e perfumes/cosméticos (13,6%) lideram o ranking de produtos mais comprados. Embora não estivesse no topo da lista, os celulares e smartphones apresentaram o maior gasto médio (R$ 838,24), seguido pelos eletrodomésticos (R$ 498,42) e as joias (R$ 334,27).

O destino favorito para as compras foi o comércio de rua (71%) e shoppings (19,3%). A cordialidade do atendente (8,75), clareza das informações (8,66) e agilidade (8,63) foram os atributos melhor avaliados, somando a nota de 8,68 para o atendimento em Santa Catarina.

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