Pagamento parcelado foi a escolha no dia das mães em Chapecó

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Cidade também teve o segundo maior tíquete médio de compras

Mais da metade dos chapecoenses (52,5%) parcelaram o presente do dia das mães neste ano, acima dos 45,8% que optaram por esta forma de pagamento em Santa Catarina. Os consumidores do Oeste movimentaram diversos setores, do vestuário a joalherias, e registraram o segundo maior tíquete médio (R$ 258,75), acima do valor estadual (R$ 232,64) e do registrado na cidade no ano passado (R$ 188,21), conforme pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Chapecó registrou queda de 1,7% no faturamento, o menor recuo entre as cidades pesquisadas. Já em comparação aos meses do ano sem datas comemorativas, a data trouxe o incremento de 3,3 % no caixa.

“O dia das mães é o principal motor das vendas no primeiro semestre do varejo, mas neste ano os resultados refletem o momento da economia nacional e a falta de confiança. Com o aumento da restrição ao crédito e a desaceleração da renda das famílias, os filhos optam por artigos que caibam no orçamento e formas de pagamento mais flexíveis”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

“A chegada do frio às vésperas da segunda data mais importante para o comércio varejista impulsionou as vendas e a expectativa do consumidor. As mudanças dos rumos do país também se refletiram na motivação do catarinense em aumentar o valor médio das compras”, aponta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Leia mais:

Pesquisar preço foi a preferência no dia das mães em Criciúma
Metade dos consumidores de Florianópolis comprou à vista
Comércio de Itajaí registra queda de 13,1% nas vendas do dia das mães
Joinvilense foi o mais econômico no presente do dia das mães
Blumenau lidera o gasto médio no dia das mães em SC
Pagamento parcelado foi a escolha no dia das mães em Chapecó
Índice de contratação em Lages foi o mais alto de SC 

Comportamento do consumidor

Para atender a demanda do período, 12,5% dos empresários contratou temporários para o período, acima da média estadual (11,03%). Conforme os empresários, a pesquisa de preços não foi tão recorrente: para 40% a frequência foi baixa, 35% considerou razoável e 25% alta.

Foram ouvidos empresários do ramo de vestuários e acessórios (23,0%), calçados (15,7%), perfumes e cosméticos (14,8%) – os três setores que mais se destacaram na pesquisa de intenção de compras -, seguido por departamentos, magazines e multicoisas (11,2%), joalherias e relojoarias (9,6%) e lojas de celulares/comunicação, floriculturas e padarias/confeitarias (ambos com 4,2%). Os dados foram levantados em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

Avaliação do consumidor

Após a data, parte dos consumidores entrevistados na pesquisa de intenção de compras foi novamente contatado para avaliar a experiência de compras.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

No quesito efetivação, 13,5% declararam que desistiram da compra, enquanto 86,5% efetivaram. A maioria comprou os produtos inicialmente almejados (93,1%), 3,2% não encontraram e 3,7% encontraram parcialmente.

Roupas (30,9%), calçados/bolsas (18,7%) e perfumes/cosméticos (13,6%) lideram o ranking de produtos mais comprados. Embora não estivesse no topo da lista, os celulares e smartphones apresentaram o maior gasto médio (R$ 838,24), seguido pelos eletrodomésticos (R$ 498,42) e as joias (R$ 334,27).

O destino favorito para as compras foi o comércio de rua (71%) e shoppings (19,3%). A cordialidade do atendente (8,75), clareza das informações (8,66) e agilidade (8,63) foram os atributos melhor avaliados, somando a nota de 8,68 para o atendimento em Santa Catarina.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior