Quase 50% dos chapecoenses compraram lista completa de material escolar

Atualizado em 02 março, 2016

A compra do material escolar para a volta às aulas aqueceu a economia chapecoense neste ano, pois significativa parcela (43,2%) dos consumidores adquiriu a lista completa, enquanto no Estado mais da metade optou apenas por itens que não poderiam ser reutilizados do ano anterior. De acordo com pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC, o tíquete médio por compra no período foi de R$ 106,16, pouco acima da média catarinense de R$ 103, 41. Embora a variação do faturamento seja 22,9% maior do que nos demais meses, a queda foi de 9,4% em relação ao ano anterior. Leia a pesquisa na íntegra

Comércio de SC registra queda no faturamento na venda de material escolar

“Os rendimentos familiares apresentam os menores resultados desde 2009, enfrentamos juros elevados, além do cenário de baixa criação de vagas e fortes pressões inflacionárias. Assim, os pais e responsáveis estão mais comedidos na hora de realizar as compras, especialmente por que precisam adquirir o material do ano inteiro de uma só vez e isso precisa caber no orçamento”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Muitas famílias negociaram com as escolas, desde o valor das mensalidades até a lista dos materiais a adquirir”, completa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de SC, “o que repercutiu no comércio”. Para Tauffer, o ambiente de competição por preços mais acessíveis foi favorável aos consumidores. “Para não perder clientes os lojistas comprometeram suas margens de lucro até o limite do possível”, justifica.

A principal forma de pagamento foi em dinheiro (31,8%), seguido pelo parcelamento no crediário (25%) e no cartão de crédito (22,7%). A pesquisa de preço não foi tão expressiva como nas outras datas comemorativas: 50% dos estabelecimentos perceberam frequência mais baixa, 38,6% razoável e 11,4% alta. O índice de consumidores que adotam esta estratégia pode variar por conta da comparação de preços na internet e a tendência de autoatendimento nas lojas.

O levantamento foi feito com empresários de livrarias e papelarias, lojas de departamento e supermercados em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Olhar do consumidor

O relatório de Avaliação dos Consumidores, que detalha a experiência de compras vivenciada na data, destaca que 94,4% dos pais e responsáveis encontraram com facilidade os itens procurados, apontando que o comércio manteve seus estoques abastecidos e com diversidade de produtos. A maioria (70,2%) também afirmou que dos produtos solicitados na lista de material escolar eram necessários, embora 25,2% questionaram o pedido de produtos como bola de tênis, panelas e excesso de folhas de papel.

Leia o relatório completo da avaliação dos consumidores

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