Fecomércio SC debaterá com Ministério as bases da reforma trabalhista

Atualizado em 27 setembro, 2016

Chefe da pasta esteve em Florianópolis na segunda-feira para reunião do conselho da entidade
 

Em passagem por Santa Catarina para agenda com a Fecomercio SC, o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, reafirmou o compromisso com a reforma trabalhista. O chefe da pasta participou de reunião do conselho da entidade – composto por 70 lideranças sindicais do comércio, serviços e turismo –  na manhã de segunda-feira (26), em Florianópolis. 

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, propôs a criação de um grupo de trabalho formado por entidades sindicais para discutir as bases das novas leis trabalhistas. Nogueira foi receptivo a sugestão e solicitou que a Federação fosse porta-voz dos empresários catarinenses do setor e canalizasse as propostas.

O ministério garantiu que está discutindo medidas para trazer mais segurança jurídica aos acordos coletivos. O fortalecimento do negociado sobre o legislado deve ser uma das principais conquistas da reforma, conforme Breithaupt.

“Precisamos consolidar a negociação entre as classes produtivas, o que permitirá um amadurecimento da relação sindical no Brasil. A partir daí poderemos ampliar e modernizar os métodos de trabalho para fomentar a produtividade e competitividade da nossa economia”, diz. O empresário aproveitou oportunidade para entregar ao ministro a Agenda Legislativa 2016, que traz as reformas necessárias para a retomada do crescimento no país.

A proposta de modernização da legislação deve ficar para o segundo semestre de 2017, conforme decisão do Governo Federal. Até lá, o ministério pretende manter um canal aberto com empregadores, trabalhadores e sindicatos para ouvir as sugestões. Nogueira frisou que será mantida a jornada de trabalho de 44 horas semanais e que não haverá mudança no FGTS, 13º salário e férias. 

Leia também

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa

PESQUISA 19 março, 2024

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina