Crise e oportunidades

Atualizado em 12 dezembro, 2017

Nos últimos dois anos, os catarinenses vêm driblando a agenda de ajustes recessivos que trouxe ao país dias amargos para nossa economia. Santa Catarina está lutando para reverter a tendência de queda e acreditamos que possuímos condições de retomar o caminho do crescimento, do consumo, desenvolvimento e do investimento antes do resto do país, tão logo as taxas de juros voltem a cair e as incertezas se dissipem.

O setor de comércio de bens, serviços e turismo é um dos principais indutores desse desenvolvimento, e propulsores dessa retomada. Hoje, representa 62,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, responsável por um valor adicionado de R$ 111 bilhões, conforme dados de 2014.

Nosso setor abrange 651.807 empresas, que são responsáveis por mais de 1,4 milhão de empregos gerados no Estado. Dados de 2014 apontam que o setor de comércio catarinense representou 20% dos com carteira de trabalho. O setor de serviços tem a maioria dos registros, 42% de todos os empregos formais do Estado.

É fundamental criar estímulos à iniciativa privada, buscando fomentar maiores investimentos em tecnologia e inovação, elementos fundamentais na elevação da produtividade de nossa economia. Para alcançarmos esse patamar é fundamental a formação de parcerias entre o Estado e o setor privado.

A força do desenvolvimento de Santa Catarina é oriunda da diversidade de nossa economia, do empreendedorismo de nossa gente, da inovação do empresário, da capacitação do trabalhador, somada a uma economia diversificada regional e setorial. Além dos atrativos naturais e culturais que nos colocam na rota do turismo nacional e internacional.

A atividade turística, que responde a quase 12% do PIB estadual, é o elemento-chave da economia catarinense. Sua característica transversal a todos os setores possibilitou nos últimos anos abrandar os efeitos da crise, contribuindo para uma recuperação mais rápida da economia estadual.

Nosso papel em todo este cenário é inovar e empreender, transformar os obstáculos em oportunidades e trilhar nossa caminhada na construção de um futuro promissor para os catarinenses.

Artigo originalmente publicado no caderno Força do desenvolvimento catarinense, encartado no jornal Notícias do Dia em 29.02.2016

Leia também

30 novembro, 2022

Planos de transição e a situação financeira das famílias

19 julho, 2021

Reforma da previdência: uma mudança necessária

21 outubro, 2020

De olho na linha de chegada

28 maio, 2020

Impactos da pandemia em SC