Planos de transição e a situação financeira das famílias

Atualizado em 30 novembro, 2022

Os dados nacionais da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência) do mês de outubro, divulgados mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), acenderam dois sinais de alerta para a economia brasileira: o alto número de famílias endividadas e daquelas que atrasaram o pagamento das dívidas.

O fato de o país ter registrado 79,2% dos lares brasileiros com dívidas a vencer gera preocupação sobre a elevação da inadimplência, que atingiu 30,3% no período, o maior percentual desde o início da Peic, em 2010, no Brasil. Aqui em Santa Catarina o cenário é diferente.

O endividamento das famílias está em 60,8%,percentual bastante inferior ao nacional. Há melhora na confiança dos consumidores na economia e também nas perspectivas profissionais e de renda.

O grupo dos “muitoendividados” representa apenas 10,3%, sinal de que o consumidor catarinense está cauteloso e tem racionalizado seu endividamento, possivelmente, em virtude do crédito mais caro. Além disso, a inadimplência em Santa Catarina também está bem abaixo do índice nacional, registrando 16% em outubro.

Na mesma direção positiva, desde abril de 2022,a ICF (Intenção de Consumo das Famílias),também medida pela Fecomércio SC, vem crescendo mês a mês, saindo de 53,6 para o nível de 72,4 pontos.

Este indicador ainda se encontra fora do nível de otimismo, mas por apresentar tal crescimento traz bons ares aos empresários catarinenses, sinalizando o dinamismo da economia interna a despeito das dificuldades que os dados nacionais apontam.

Neste período de transição nos governos estadual e federal, é fundamental que os atuais e novos líderes não percam de vista que a agenda necessária para o país voltar a crescer é a econômica.

A inflação, o crédito, o ambiente econômico em geral e a qualificação da mão de obra são as principais preocupações dos empresários catarinenses, conforme aponta a Carta do Comércio 2022, e devem pautar tanto a escolha das equipes de governo, como o foco das gestões.

Hélio Dagnoni, Presidente da Fecomércio SC
Artigo originalmente publicado no jornal Notícias do Dia, de 26.11.2022