ECONOMIA

Faturamento dos serviços catarinenses tem queda de 3,3% em março

Atualizado em 28 junho, 2018

Os serviços em Santa Catarina continuam sendo prejudicados pela queda da atividade industrial e da demanda do governo, em uma perspectiva de 12 meses. Segundo a Pesquisa mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a receita nominal em março retraiu 1,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

PMC: Santa Catarina lidera recuperação das vendas no primeiro trimestre de 2017

No acumulado de 12 meses, a variação da receita nominal ficou negativa em 3,3%- o pior resultado desde o início da série histórica, em 2012. No Brasil, a receita nominal registrou alta de 1,0% na comparação com fevereiro 2017. No entanto, no acumulado de 12 meses, a variação da receita está em 0,2%.  

O resultado negativo do mês foi puxado pela queda de 13,5% no faturamento do segmento de informação e comunicação, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Todos os demais segmentos apresentaram crescimento na receita, com destaque para os serviços prestados às famílias, que cresceu 15,6% por conta do arrefecimento da inflação. A receita nominal nas atividades turísticas registrou alta de 16% em Santa Catarina, em relação ao ano passado. No resultado acumulado em 12 meses, a variação é positiva em 2,6%.

De acordo com o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, apesar da baixa no setor, é importante frisar que os segmentos vêm se recuperando. “Seguindo a tendência geral da economia, os serviços apresentarão melhores desempenhos no decorrer do ano de 2017, com a queda na inflação, a recuperação, ainda que lenta, da renda das famílias e o início de uma retomada do crédito”, finaliza.

Leia também

17 setembro, 2025

Fecomércio SC lamenta votação da PEC da Blindagem

16 setembro, 2025

Fecomércio SC conclui sorteio de prêmios da campanha Comércio Local é Legal, com participantes de 363 cidades

15 setembro, 2025

Veja os ganhadores do sorteio de prêmios Comércio Local é Legal

11 setembro, 2025

Varejo anda de lado em julho, mas acumula alta de 6,3% no ano em Santa Catarina