MERCADO

Emprego volta a reagir no mês de abril em SC

Atualizado em 21 junho, 2018

Estado criou quase duas mil vagas com carteira assinada, segundo Caged

Após queda em março, Santa Catarina volta a gerar empregos formais em abril. Entre demissões e contratações, o estado teve saldo positivo de 1,8 mil vagas  com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério do Trabalho. No cenário nacional foram criados 59,8 mil empregos.

No acumulado do ano, o Estado criou 24.065 postos de trabalho, diante das 933 vagas perdidas entre janeiro e abril no Brasil. O setor de serviços puxa a criação de novos postos, com saldo positivo de 1.226 vagas. Indústria da transformação (819), construção civil (384) e comércio (327) também tiveram bom desempenho. A agropecuária, que já havia encerrado 3,5 mil postos em março, fechou 1.204 empregos formais em abril.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, diferentes indicadores apontam para a recuperação econômica e a consequente melhora nas condições de empregabilidade. “Santa Catarina é um gerador de emprego por excelência devido a sua diversidade econômica. Tivemos um março negativo, com fechamento de 4,6 mil postos de trabalho, mas fevereiro havia registrado o melhor resultado nos últimos três anos. O saldo positivo em abril foi puxado pelo setor de comércio e serviços, que já acumulam números favoráveis em volume de vendas e faturamento no primeiro trimestre”, finaliza Breithaupt.

Segundo a Pesquisa mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada,  o faturamento dos serviços catarinenses teve recuo de 3,3% em março, no acumulado de 12 meses, prejudicado pela queda da atividade industrial e da demanda do governo. Apesar da baixa no setor, o segmento vem se recuperando em uma perspectiva de longo prazo. Leia mais

Santa Catarina também lidera a recuperação do comércio no primeiro trimestre de 2017.  Os resultados de março, apresentados na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC),  mostram o avanço de 15,2% no volume de vendas – a quinta variação positiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Somando os meses de janeiro, fevereiro e março, o crescimento foi de 10,7%.
Leia mais

Leia também

19 novembro, 2025

Fecomércio SC retoma encontros da Câmara de Turismo e apoia recriação de conselho estadual do setor

19 novembro, 2025

Fecomércio SC encerra 2ª edição do Fórum de Executivos Sindicais com capacitação, palestras e networking

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025