MERCADO

Desembargador de SC é nomeado ministro do Tribunal Superior do Trabalho

Atualizado em 08 março, 2018

A nomeação do desembargador Alexandre Ramos, do TRT de Santa Catarina (TRT-SC), para exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho representa o reconhecimento pelo trabalho desempenhado nas quase três décadas de carreira, segundo a avaliação do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (6) e a posse está prevista para o dia 4 de abril.

Ramos é o primeiro juiz de carreira do TRT catarinense a ter uma cadeira na mais alta corte trabalhista do país. Ele ocupará a vaga do ministro João Oreste Dalazen, que se aposentou em 2017.

“Como o próprio desembargador afirmou em sua última sessão do Tribunal Pleno, uma porta se abre para SC em Brasília. O perfil conciliador deve contribuir e qualificar as discussões no TST”, afirma Breithaupt. Em setembro de 2017, o desembargador foi conferencista do seminário sobre a reforma trabalhista, realizado pela Fecomércio SC, que reuniu empresários e lideranças sindicais do comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina para discutir o contrato de trabalho após a aprovação da Lei 13.467/2017.

Com mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, Ramos começou a carreira na Justiça como servidor, em 1988, e cinco anos depois assumiu como juiz da 12ª Região. Trabalhou em Xanxerê, Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Em dezembro de 2016 foi nomeado desembargador do TRT-12 pelo critério de merecimento. Sua gestão foi marcada por duas importantes atividades institucionais: foi um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro em 2012 e 2013, que contou com a participação da Fecomércio SC, e coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça.

 

Leia também

MERCADO 21 maio, 2024

Comércio registra aumento de 1,6% nas vendas de Dia das Mães, comparado ao ano anterior

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação