PESQUISA

Mudança no comportamento do consumidor pode ter impactado nas vendas na volta às aulas

Atualizado em 12 agosto, 2019

As semanas que antecedem o início do ano letivo são de lojas movimentadas em Santa Catarina, mas a mudança no comportamento do consumidor pode ter impactado no resultado das vendas. Este ano, o ticket médio nos estabelecimentos foi de R$ 148,58, valor 1,65% menor do que em 2018, conforme aponta a Pesquisa de Resultado de Vendas para o período de volta às aulas, realizada pela Fecomércio SC. A média de gastos em Criciúma foi a maior (R$ 178,03) entre as sete cidades pesquisadas.

Leia a pesquisa na íntegra

Enquanto metade dos consumidores comprou a lista completa, 36,9% adquiram apenas os itens que não tinha como reutilizar do ano anterior, segundo a percepção dos empresários. Em Blumenau este índice chegou a 52,4%. Muitos pais e responsáveis também optaram só por promoções (11,8%).

A procura por material escolar dá a largada nas vendas do comércio no início do ano, no entanto, acaba concorrendo com outras despesas, como matrículas, IPTU e IPVA. “As empresas registraram alta de 12,4% no faturamento em relação aos demais meses do ano, porém queda de -2,2% na comparação com o ano passado. Os catarinenses querem começar o ano com as contas em dia e estão cautelosos nos gastos”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A pesquisa sobre o perfil do empresário e o resultado de vendas do período de volta às aulas foi realizada entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com 363 empresas do comércio, nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.

Copy: Volta às aulas
Infogram