ECONOMIA

Setor produtivo tem primeira agenda de 2020 com governador em SC

Atualizado em 10 março, 2020

As entidades do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) tiveram a primeira agenda do ano com o governador Carlos Moisés da Silva, nesta quarta-feira (19), na Casa da Agronômica, em Florianópolis.

Entre os assuntos debatidos na reunião estão políticas para o turismo, incentivos ao setor agrícola e ao transporte de cargas,  licenciamento ambiental e ações ligadas à inovação. Além de discutir as pautas e demandas ligadas ao desenvolvimento do estado, os representantes do setor produtivo manifestaram apoio à reforma da previdência estadual.

O aporte de recursos públicos para o turismo catarinense e a necessidade de maior promoção do setor- tanto no mercado interno, como nos países vizinhos- também entraram na pauta.

“Por sua força na composição da economia catarinense e relevância na geração de emprego e renda, o turismo não deve ser compreendido numa perspectiva de custo, mas de investimentos. Com a retomada do orçamento turístico será possível colocar em prática medidas importantes para dinamizar o setor, como a aplicação de ferramentas de gestão para medição da qualidade do serviço turístico, desenvolvimento de pesquisas de cadeia de valor e incentivo a formação de incubadoras nos Centros de Inovação para o desenvolvimento de soluções para o setor turístico”, pontuou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O líder empresarial também solicitou que o governador interceda junto aos órgãos federais competentes para reforçar o efetivo de fiscalização na nova aduana para turistas em Paraíso, na fronteira com a Argentina.

O COFEM é integrado pelas federações das indústrias (FIESC), do comércio (Fecomércio), da agricultura (FAESC), dos transportes (Fetrancesc), das associações empresariais (FACISC), das câmaras de dirigentes lojistas (FCDL) e das micro e pequenas empresas (Fampesc).

300 milhões do BRDE

Durante a reunião, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançou o programa Promove Sul, que irá destinar R$ 300 milhões para projetos e setores relevantes para a geração de emprego no Estado.  O foco dos investimentos é conceder crédito para micro, pequenas e médias empresas, comércio, projetos de inovação, agronegócio, energia renovável e sustentável, indústria, entre outros.