MERCADO

SC defende instalação de consulado argentino em Chapecó e melhorias na logística da fronteira

Atualizado em 19 novembro, 2020

O setor produtivo defendeu a instalação de uma segunda unidade do Consulado da Argentina em SC, na cidade de Chapecó, durante encontro com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, na manhã desta quinta-feira (19). As lideranças catarinenses também destacaram a importância da melhoria da ligação entre SC e o país vizinho, por meio da ponte sobre o Rio Peperi-Guaçu, que liga o município de Paraíso, no Extremo-Oeste, a San Pedro, província de Missiones.

Participaram do evento representantes da Fecomércio SC, FIESC, FACISC, Secretaria-Executiva de Assuntos Internacionais, Casa Civil e o Consulado da Argentina em Florianópolis, e de maneira virtual, a governadora interina Daniela Reinehr. Durante à tarde, o diplomata participou de reunião na sede do governo, onde recebeu o documento com as demandas catarinenses.

O embaixador disse que está ampliando o diálogo com o Brasil e defendeu uma agenda de integração em diversas áreas como energia, alimentos, turismo, tecnologia e inovação. “Tem empresários que me acompanham hoje e que também têm interesse em contribuir para um maior intercâmbio comercial. As perspectivas são de crescimento à medida que aumentamos esse tipo de encontro. Estou aqui para ouvir os problemas e trazer soluções. Estou convencido que juntos vamos nos recuperar mais rápido”, declarou.

Por videoconferência, a governadora interina, Daniela Reinehr, destacou o interesse em estreitar as relações que podem beneficiar o desenvolvimento especialmente da região Oeste. “Temos diversos pontos para discutir visando esse aprimoramento das relações entre os governos, o desenvolvimento econômico, das nossas fronteiras e a melhoria da infraestrutura e do comércio exterior”, disse. Ela também chamou a atenção para a importância de criar um corredor para o transporte de grãos, especialmente do milho.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, as rodadas de negócios entre empresários catarinenses e argentinos precisa ser retomada para reaquecer o comércio bilateral. O empresário também demonstrou preocupação com o turismo neste momento de pandemia e frisou a necessidade de criar protocolos conjuntos para garantir a segurança dos turistas no Estado, especialmente no verão.

Em outubro de 2018, Fecomércio SC, Fiesc e FACISC assinaram um convênio com o Consulado da Argentina em Santa Catarina para fortalecer os laços bilaterais, as relações econômicas e atrair investimentos para os dois mercados.

Leia mais

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório