MERCADO

Setor produtivo catarinense amplia cooperação com a Argentina

Atualizado em 02 outubro, 2018

Para ampliar a cooperação comercial e o turismo entre o Estado e o país vizinho, Fecomércio SC, Fiesc e Facisc assinaram convênio com o Consulado da Argentina, nesta segunda-feira (1º), durante reunião de diretoria da Fecomércio SC. A iniciativa integra as ações da Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Santa Catarina, criada em 2016 para aprimorar os laços bilaterais, fortalecer as relações econômicas e atrair investimentos para os dois mercados.

“Temos que aproveitar a expertise das entidades que podem acrescentar muito na relação com a Argentina. Tenho certeza que o trabalho no âmbito da Câmara será muito produtivo, tanto do ponto de vista comercial quanto do turismo”, pontua o presidente da Fecomércio SC e também gestor da Câmara até 2020, Bruno Breithaupt. A Câmara será presidida em esquema de rodízio pelos líderes das entidades, com mudança a cada dois anos.

Segundo o empresário, o país é um dos principais clientes estrangeiros do verão em Santa Catarina e na temporada 2018 representou 23,5% dos visitantes no Litoral catarinense.

O termo foi firmado entre as entidades do setor produtivo e o órgão de representação diplomática para promover de forma sistemática oportunidades de parcerias internacionais, comércio e investimento, por meio de visitas técnicas, reuniões de negócios, missões empresariais, seminários e programas de capacitação.

“O convênio é extremamente importante para a indústria e a economia catarinenses. A Argentina é um parceiro comercial muito importante e podemos somar esforços no sentido de ampliar a corrente de comércio bilateral”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que o estado exportou ao país vizinho US$ 555 milhões no acumulado do ano até agosto. Os principais produtos embarcados por Santa Catarina no período foram máquinas para aquecimento, papel kraft, revestimentos de ferro laminado, cerâmica e carne suína.

O estado importou da Argentina US$ 882 milhões. Entre os principais produtos da pauta estão carros, polímeros de etileno, alumínio em formas brutas e polímeros de propileno.

“Produtividade no intercâmbio comercial significa aumento de divisas. Sem dúvida, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina”, avaliou o cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa.

O presidente da FACISC, Jonny Zulauf, observou a importância de elevar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas: “Temos uma parceria histórica com países do Mercosul, mas a Argentina se destaca”.

Acordo foi firmado durante reunião da diretoria da Fecomércio SC

Missão comercial em SC

Em junho deste ano, pelo menos 23 empresas catarinenses- entre elas, grandes redes de supermercados, distribuidores e importadoras- participaram de rodada de negócios com 13 fornecedores argentinos dos segmentos alimentos e bebidas, em Florianópolis.

Leia mais:

Câmara Empresarial de Comércio Argentina- Santa Catarina fomentará negócios bilaterais

Santa Catarina e Argentina estreitam laços econômicos com criação da Câmara de Comércio

Oeste de SC estreita relações bilaterais com Argentina

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório