MERCADO

Quase metade das empresas em SC registraram faturamento acima de 20% com Black Friday

Atualizado em 15 dezembro, 2020

O Black Friday deste ano teve saldo positivo em Santa Catarina, conforme dados da pesquisa de resultado de vendas, realizada pela Fecomércio SC com 770 empresas em sete cidades do estado. O faturamento cresceu em média 10,5% na comparação com o ano passado, sendo que 48% registrou alta acima de 20%. Em relação aos demais meses, a variação foi ainda maior (20,61%) – no qual mais da metade (54,4%) teve alta acima de 20% e em praticamente uma a cada cinco o caixa cresceu 40%.

Leia a pesquisa completa

Pelo menos 44,9% das empresas aderiu à data promocional, com destaque para os setores de Calçados (64,3%), Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (61,5%), Vestuário e Acessórios (59,1%) e Óptica, Joalheria e Relojoaria (57,1%).

O ticket médio dos estabelecimentos no período foi de R$ 281,60. A variação foi diferente entre os setores: 79,8% das empresas informaram um valor inferior a R$300, enquanto 12,7% informaram acima de R$ 500.

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a data está se consolidando no comércio catarinense. “Em momentos adversos, no qual o consumo está retraído, as ofertas e promoções tradicionais do período ajudam a reaquecer as vendas nas lojas físicas e online. Para aproveitar os preços e evitar a aglomeração, muitos catarinenses já garantiram os presentes de Natal”, afirma.

Leia mais: Intenção de compras pela internet quase triplica neste Natal em Santa Catarina

Uma a cada cinco empresas informou que o Pix já foi ativado e utilizado por clientes, 38,7% ainda não utilizou e outros 17,9% ativaram, mas não utilizaram ainda. A plataforma de pagamentos eletrônicos foi lançada pelo Banco Central cerca de 10 dias antes da Black Friday.

A apuração dos dados foi realizada em Lages, Chapecó, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Florianópolis, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior