ECONOMIA

Vendas do comércio em Santa Catarina recuam pelo terceiro mês consecutivo

Atualizado em 14 abril, 2021

O volume de venda do comércio varejista em Santa Catarina recuou 0,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Esse movimento negativo ocorre pelo terceiro mês consecutivo, totalizando média de queda de 3,13% entre dezembro e fevereiro, na série com ajuste sazonal.

Na variação mensal frente ao mesmo período do ano anterior, o comércio varejista registrou forte queda de 3,2%, encerrando um movimento positivo de nove meses seguidos, com média de 8,4% entre maio de 2020 e janeiro de 2021. No acumulado do ano, houve redução de 1,1%-  o terceiro pior resultado desde o início da série histórica, que começou em 2000.

Leia mais: Itens essenciais lideram compras em lojas físicas em SC

Em relação ao comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o resultado é menos adverso em Santa Catarina, já que houve uma leve recuperação de 0,3% na comparação com o mês imediatamente anterior, interrompendo uma sequência de quedas desde dezembro. Mas, ao comparar o resultado no agregado do ano e 2020, percebe-se diminuição de 0,6% frente ao mesmo período do ano anterior e estagnação (sem variação) em 2021, apurada, principalmente, pelo ritmo negativo no volume de vendas de veículos e motos, partes e peças que acumula queda de 8,2% em 12 meses.

Este resultado reflete também na maioria dos segmentos do varejo. Dentre as 10 principais grupos de atividades da pesquisa, seis apresentam variação negativa no acumulado do ano, destacando-se os ramos de livrarias e papelarias (-38,2%), equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação (-25%), combustíveis e lubrificantes (-4%) e tecidos, vestuário e calçados (-2,2%).

Desempenho nacional-  Efeito semelhante segue o ritmo nacional ao encerrar fevereiro com queda de 2,1% no ano. Esse resultado adverso pode estar ligado à redução das medidas de incentivo a economia e as incertezas decorrentes dos avanços da pandemia e seus reflexos na renda e no emprego. Os estímulos econômicos, especialmente o auxílio emergencial e o programa de manutenção dos empregos e renda, impulsionaram a recuperação do comércio em nível geral em 2020, revertendo as perdas para alguns segmentos do comércio.

Expectativas para 2021

O cenário ainda é de incertezas, especialmente com a possível reversão da tendência econômica e a falta de perspectiva de vacinação em larga escala para a população. Os indicadores econômicos relativos ao primeiro trimestre do ano já indicam sinais desanimadores, como níveis de preços acelerado e aumento das taxas de juros- estas condições freiam o consumo e os gastos das famílias ao diminuir o poder de compra, além de pressionar negativamente o acesso ao crédito.

Reforça essa tendência os resultados da pesquisa realizada de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses. O índice segue se deteriorando e encerrou o mês de março com patamar de 50,6 pontos. São 12 meses seguidos que o índice apresenta queda mensal comparado ao mês anterior, com recuo médio de 6,6%.

Saiba mais sobre o desempenho do setor:

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior