SESC/SENAC

Projeto de capacitação para jovens visa reduzir gap no ecossistema de tecnologia em SC

Atualizado em 27 abril, 2021

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) lançaram o projeto Jovem Programador, que promoverá capacitação tecnológica para jovens de 16 anos a 25 anos, cursando ensino médio ou superior. O objetivo é reduzir o gap de qualificação no ecossistema de tecnologia catarinense e, consequentemente, alancar o desenvolvimento do setor no Estado.

> As inscrições estão abertas até 14 de junho

A primeira fase atenderá 12 cidades catarinenses com unidades do Senac SC, com expectativa de formar mais de 400 jovens em 2021. Já está prevista a ampliação do programa para todos os municípios catarinenses até 2023 – assim como a expansão para a modalidade de ensino EAD.

“A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento, como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”, afirma o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino.

Como o projeto terá ênfase no teletrabalho e home office, os alunos  poderão ser contratados por empresas de todo o Estado.

Formação de programadores

O projeto será dividido em três fases: a primeira será ministrada pelo Seprosc e terá como foco conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão operacionalizadas pelo Senac SC, com os cursos de Programação de Sistemas e Programação Web.

Ao todo, são mais de 440 horas-aula, com previsão de início em 28 de junho. O modelo de ensino será híbrido, com aulas online e presenciais. Os alunos de baixa renda podem ser beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como proposta garantir acesso à educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades como o Seinflo, de Florianópolis, Communitech (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e FECAM (Federação Catarinense de Municípios).