ECONOMIA

‘Turistar’ no próprio estado deve ser aposta em Santa Catarina

Atualizado em 13 dezembro, 2021

O turismo doméstico desponta como uma tendência mundial, reflexo das mudanças desencadeadas pela pandemia. Em meio às incertezas e expectativas para esta temporada de verão, a Fecomércio SC realizou pesquisa em Santa Catarina para compreender o novo momento do setor e a intenção de viajar em 2021 e 2022. A pesquisa foi apresentada na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, realizada nesta terça-feira (7).

> Confira a pesquisa na íntegra

“A pesquisa confirma que as pessoas querem viajar e, por questões de segurança, praticidade e economia, os destinos nacionais, principalmente o litoral catarinense, devem ser os mais procurados para as próximas férias. Esses dados podem gerar bons insights para o trade direcionar suas estratégias”, avalia o vice-presidente de Turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

Quase 60% dos entrevistados pretende viajar nas férias. Mais da metade deve ir nos próximos meses – 43% até o final do ano, 22,2% no verão 2022 e 13,1% a partir de abril de 2022. Outros 10,1% manifestaram que somente voltarão a viajar quando a pandemia estiver controlada, 7,1% não tem data definida  e 4,4% a partir do final de 2022.

Os dados apontam que o público interno será fundamental para recuperar os prejuízos acumulados: 91,9% vão circular dentro do Brasil e apenas 8,1% deve ir para o exterior. Entre os destinos nacionais, Santa Catarina lidera a preferência (38,4%), seguido pelo Nordeste (15,6%).

https://www.fecomercio-sc.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Relatorio_Intencao_Viajar-2.pdf


A pesquisa foi realizada nos meses de outubro e novembro, com 849 moradores de Santa Catarina, distribuídos em cotas proporcionais à população por mesorregião, faixa etária, escolaridade e sexo. O erro amostral calculado é de 3,3% para um intervalo de confiança de 95%.

 

Leia mais

Resultados da temporada de inverno apontam para retomada do turismo em SC

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior