PESQUISA

Previsão de calor intenso e desejo de viajar: a temporada no litoral catarinense promete

Atualizado em 17 janeiro, 2023

Divulgação

As expectativas para a temporada 2023 no Litoral Catarinense são bastante positivas, conforme dados da Fecomércio SC. O fluxo de turistas deve ser intenso no período entre réveillon e início de fevereiro, com outro pico no feriado do carnaval. Nos últimos anos, incluindo o período pré-pandemia, vem ocorrendo um alongamento da temporada até março, porém com diluição do fluxo de turistas.

O período de férias escolares foi compactado e a maior parte das escolas retoma as atividades em fevereiro. Como o perfil do turista é predominantemente formado por grupos familiares, o período da alta temporada tende a ser mais agitado. Outro fato que impacta na movimentação do litoral  é a participação dos próprios catarinenses em período de férias ou na folga. O alongamento da temporada também tem a ver com a profissionalização do trade turístico, que tem buscado novos mercados e está investindo para mitigar a sazonalidade e otimizar os recursos.

>>> Leia as perspectivas para temporada de Verão 2023

Investimento reforça temporada

Os diversos investimentos realizados nos últimos anos – alargamento das praias, obras de infraestrutura para melhorar a balneabilidade e os acessos viários – também tendem a atrair mais turistas, assim como os investimentos privados em equipamentos turísticos, com mais opções de lazer e entretenimento.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, por exemplo, vai operar com 26 rotas diretas, que incluem opções nacionais e internacionais e destinos nunca operados. Entre as 26 rotas, há 15 novos voos, conectando SC com destinos brasileiros e também com os países do Mercosul. Além das novas rotas, o aeroporto também vai ampliar sua malha em mercados já existentes, aumentando a frequência dos voos.

>>> INFO: conheça o perfil do turista ( 2022) e a intenção de viagem (2023)