Comércio e serviços geram 87% das vagas de emprego em setembro no estado

Setembro foi um mês de recuperação para os setores de comércio e serviços em Santa Catarina. Juntos, os dois segmentos econômicos responderam por 87% das vagas de emprego com carteira assinada geradas no estado. Do total de 11.366 postos de trabalho criados, 9.919 vieram dessas atividades, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Governo Federal.
No acumulado de janeiro a setembro, comércio e serviços somam mais de 52 mil novos empregos em Santa Catarina, o que representa 55% do total de 95 mil vagas criadas no período. A indústria (+29 mil), a construção civil (+13 mil) e a agropecuária (+336) também apresentaram saldos positivos.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado de setembro foi bastante positivo para o setor terciário. Ele destaca que o mercado de trabalho segue aquecido, mesmo diante do cenário de juros elevados.
“Tivemos o melhor resultado para o mês de setembro desde 2022 nos setores de comércio e serviços. O mercado de trabalho está bastante resiliente, o que é bom. Para melhorar, precisamos de juros mais baixos e de inflação sob controle”, afirma Dagnoni.
Em nível nacional, foram gerados 213 mil empregos com carteira assinada em setembro. No acumulado do ano, o saldo é de 1,7 milhão de novas vagas.