ECONOMIA

27% dos empresários devem contratar temporários para fim de ano e verão em SC

Atualizado em 02 dezembro, 2022

Quem pretende entrar no mercado de trabalho tem a chance de concorrer a muitas vagas neste fim de ano em Santa Catarina. De outubro a dezembro, diversos segmentos do comércio, serviços e turismo devem ampliar o quadro de funcionários para atender as demandas das festas de fim de ano e a temporada de verão 2023, conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC realizada em 11 cidades catarinenses.

>>>Leia na íntegra

Pelo menos 27%  dos empresários têm a intenção de contratar trabalhadores temporários- 62,5% deles pretendem manter o colaborador extra por três meses ou mais.  A chance de efetivação também é significativa: metade das empresas afirmou que o trabalhador pode ser contratado definitivamente após o fim do contrato temporário.

Conforme o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o mercado está confiante com as vendas de natal e a temporada de verão que está chegando. “Seis em cada dez empresários têm expectativa de faturamento maior nesta temporada, diante daqueles que acreditam que será igual (16,4%) ou menor (12,8%)”, afirma.

Os segmentos que mais devem abrir postos são as lojas de doces (52,0%), Bares e restaurantes (48,9%) e lojas de departamento/ multicoisas (37,5%).

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar

A pesquisa foi realizada de 27 de outubro a 10 de novembro, com 634 empresas nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul.