INSTITUCIONAL

Avança diálogo entre setores produtivos e Governo para retomada das atividades econômicas em SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O diálogo entre Governo do Estado e setores produtivos para a retomada da atividade econômica avança em Santa Catarina com o achatamento da curva de contágio do coronavírus. Ainda na primeira semana de isolamento social, o governador Carlos Moisés já havia sinalizado a pretensão de liberar gradualmente todos os segmentos na medida em que pandemia do COVID-19 estivesse controlada, intenção que foi reafirmada em vários pronunciamentos nos últimos dias.

As entidades empresariais do comércio têm subsidiado o governo com informações sobre os setores e sugerido medidas para mitigar os efeitos da crise. A Fecomércio SC, em parceria com a FACISC e FCDL/SC, enviou outro documento ao governador, no fim da tarde de quarta-feira (25), elogiando as ações implementadas até o momento e elencando uma série de questões que devem ser levadas em conta para a minimização dos impactos.

Entre as preocupações citadas no documento estão: possibilidade de quebra das micro, pequenas e médias empresas por falta de caixa para cumprir suas obrigações; agravamento do desemprego diante da quebra de empresas e diminuição nos quadros funcionais; encolhimento do poder aquisitivo do catarinense; redução dos investimentos; e o consequente impacto no caixa dos Governos com a queda no recolhimento por parte dos empresários.

As entidades reforçam a necessidade de reabertura das empresas do comércio e dos serviços, que deverão operar atendendo às normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias e epidemiológicas para proteger tanto os empresários e colaboradores, como clientes e fornecedores. O grupo também solicita medidas para aliviar as obrigações tributárias, dando fôlego ao caixa das empresas e possibilitando um melhor planejamento para a saída da crise.

Contribuição do Sistema Fecomércio SC 

Desde o início da pandemia, o Sistema Fecomércio SC vem atuando de forma sistemática em defesa do setor terciário, dialogando com o governo e orientando seus representados, além de contribuir efetivamente com seus braços operativos em todo o Estado.

O Sesc Santa Catarina colocou à disposição suas unidades, incluindo hotéis e ginásios, para o apoio logístico da Defesa Civil e demais órgãos estaduais. A instituição garantiu ainda a manutenção do Programa Mesa Brasil, assegurando o funcionamento da rede de doações de alimentos às entidades beneficentes em todo o Estado. O Senac SC disponibilizou, gratuitamente, 2.500 vagas em cursos de aperfeiçoamento à distância, totalizando mais de 400 mil/horas aula.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior