INSTITUCIONAL

Carta do Comércio 2022: assista às entrevistas com Décio Lima e Jorginho Mello, candidatos no segundo turno em SC

Atualizado em 06 outubro, 2022

Antes das eleições, a Fecomércio SC promoveu sabatinas para ouvir as propostas dos postulantes ao comando do governo do Estado. Assista às entrevistas com Décio Lima e Jorginho Mello, que estão no segundo turno em Santa Catarina, e confira quais foram os compromissos assumidos pelos candidatos para impulsionar o ambiente de negócios e trazer competitividade às empresas em Santa Catarina.

Segundo turno trará oportunidade de debate ampliado entre candidatos e sociedade, avalia Fecomércio SC

Mediadas pelo colunista político Upiara Boschi, as entrevistas foram ao ar no mês de setembro e estão disponíveis na página da Carta do Comércio e no Youtube da entidade.

> Veja todas as entrevistas

Assista às sabatinas com os candidatos ao 2º turno em SC

::Décio Lima

> Leia a análise de Upiara Boschi

::Jorginho Mello

> Leia a análise de Upiara Boschi

Diagnóstico da Fecomércio SC

A Carta do Comércio aponta os desafios e pleitos da classe empresarial para os novos líderes dos poderes Executivo e Legislativo. Os dados foram apurados com mais de 500 empresários e gestores, em 75 municípios, a partir de nove macrotemas, resultando em 33 índices de relevância socioeconômica.

>>> Saiba mais na página especial

>>> DADOS: acesse a plataforma em BI

Neste ano, o Idemp/SC (Índice de Dificuldades Empresariais) alcançou 6,864 pontos, que representa um cenário de ‘alta dificuldade’ enfrentado pelos empresários. O ambiente econômico foi o tema pior avaliado (7.906), seguido pela captação de recursos (7.319), sistema tributário e legal (7.258) e a Administração Pública (7,250). A previsão de baixo crescimento econômico, inflação de dois dígitos e o reduzido poder de compra dos consumidores pesaram na avaliação dos empresários.

Além de fazer um diagnóstico dos gargalos que impactam na competitividade das empresas, o documento da Fecomércio SC traz as propostas da entidade para cada eixo e elenca as prioridades para as políticas públicas na próxima gestão.