Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

Atualizado em 13 novembro, 2025

O setor varejista de Santa Catarina segue em trajetória de crescimento. Em setembro, o volume de vendas no estado avançou 0,4%, contrastando com a retração de 0,3% registrada na média nacional. Com o resultado, o varejo catarinense acumula alta de 5,9% nos nove primeiros meses de 2025, segundo melhor desempenho entre os estados pesquisados, atrás apenas do Amapá (+7,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

No acumulado dos últimos 12 meses, Santa Catarina também se destaca: o crescimento é de 5,5%, a terceira melhor marca do país. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, os resultados superaram as expectativas.

“Mesmo com todas as dificuldades macroeconômicas, em um contexto de juros altos e inflação persistente acima da meta do Banco Central, o comércio de Santa Catarina vem registrando ótimos resultados neste ano. Crescemos mais uma vez em setembro e ainda temos datas importantes pela frente, como a Black Friday e o Natal”, afirmou Dagnoni.

Entre os segmentos pesquisados, o principal destaque no acumulado do ano é o de equipamentos para escritório, informática e comunicação, com alta de 25%.

Varejo ampliado também cresce

No chamado varejo ampliado — que inclui materiais de construção, atacarejo e venda de automóveis —, o crescimento acumulado em 2025 é um pouco menor: 2,9% em Santa Catarina. O destaque é o segmento de materiais de construção, com alta de 7,5%, o melhor resultado do país.

Leia também

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%

06 novembro, 2025

Intenção de compra para a Black Friday cresce 12% e chega a R$ 1.659 em SC