Comitê de Compliance da Fecomércio SC completa um ano de atuação

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Diretoria da entidade participou de treinamento do Compliance para conhecer pilares do programa no início de 2020

A Fecomércio SC foi uma das primeiras federações empresariais do país a implementar programa de compliance. Representante legal dos interesses do setor terciário, à frente de 68 sindicatos patronais, a entidade vislumbrou no programa um instrumento estratégico de fomento à integridade e à ética.

> Acesse a página do Compliance

O Comitê de Compliance da Fecomércio SC- responsável por colocar em prática políticas e rotinas de conformidade e excelência – completou em março de 2021 um ano de atuação. O grupo é composto por membros eleitos representantes da diretoria, corpo de colaboradores e equipe de consultoria externa, garantindo legitimidade e representatividade nas decisões.

“A Fecomércio SC foi pioneira no ambiente sindical ao adotar programa de compliance, que vem se mostrando um importante mecanismo de gestão e promoção de governança corporativa. O papel do comitê é assegurar que a Federação está comprometida com a probidade e transparência”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Além do processamento dos reportes de descumprimento do Manual de Compliance recebidos pelo Canal de Confiança, ferramenta para comunicação direta e sigilosa, o Comitê desenvolveu a Política de Relacionamento com Pessoas Politicamente Expostas, que assegura  isonomia e imparcialidade no relacionamento entre membros da Federação e pessoas políticas, e também elaborou o Formulário Conhecendo Nossos Terceiros, documento que tem o propósito de avaliar a integridade e a ética de terceiros que se relacionarão com a Fecomércio SC.

LGPD em ação

No primeiro trimestre de 2021 a Fecomércio SC, após recomendação do Comitê de Compliance, instalou um Comitê de Proteção de Dados, visando o estabelecimento de uma cultura de conformidade com a LGPD.  O Comitê de Dados avaliou riscos e formulará regras de boas práticas, procedimentos, normas de segurança e obrigações específicas para os diversos envolvidos no tratamento de dados pessoais.

Assista ao vídeo: