Confiança do Empresário do Comércio recuou pelo segundo mês consecutivo

Atualizado em 05 março, 2024

Em fevereiro, a Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Santa Catarina recuou pelo segundo mês consecutivo, -2,0%, mas se manteve em patamar otimista com 112,5 pontos. Tal movimento pode ser explicado pelas perspectivas empresariais que estão mais cautelosas e podem levar a um arrefecimento da confiança no setor. Ademais, na comparação anual, o resultado é -1,1% aquém do nível de fevereiro de 2023 e -17,4% abaixo do registrado na pré-pandemia.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/indice-de-confianca-do-empresario-do-comercio-fevereiro-2024/

Dos três componentes do ICEC, apenas o índice das condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) avançou na passagem do mês ao subir 6,5% e computar os 91,1 pontos. No entanto, em termos absolutos, o indicador permanece na zona de pessimismo e inferior tanto ao patamar de fevereiro de 2023 (16,2%) quanto ao da pré-pandemia (-27,2%).