ECONOMIA

Em reunião com ministra do Turismo, setor pede continuidade da liberação de vistos para EUA, Canadá, Japão e Austrália

Atualizado em 15 março, 2023

As principais entidades empresariais do turismo entregaram um manifesto à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, na terça – feira (14), pedindo apoio para a manutenção da liberação de vistos para turistas de Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.

O documento foi assinado durante reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O vice- presidente de turismo da Fecomercio SC, Fábio Cordova de Souza, participou do evento.

Conforme dados da Polícia Federal, o País computou a entrada de quase 870 mil turistas estrangeiros somente em janeiro deste ano, resultado histórico comparado com a série dos últimos quatro anos.

A liberação temporária de vistos que ocorreu em 2016, por ocasião das Olimpíadas, gerou um aumento de cerca de 50% na entrada de viajantes estrangeiros, demonstrando o potencial da medida. O diretor da CNC que coordena o Cetur e conduziu a reunião, Alexandre Sampaio, reiterou que o setor expressa preocupação com a volta da exigência dos vistos. “O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia de Covid-19, acumulamos perdas de mais de R$ 530 bilhões, e retomamos o nível de atividade somente em dezembro de 2022. Nossa expectativa é que o setor inicie a recuperação neste ano e essa exigência dos vistos não vai ajudar”, explicou.

A ministra Daniela Carneiro informou que já está em contato com o Ministério das Relações Exteriores discutindo a demanda do setor e que recebeu o apoio do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também acompanha o tema.

Acordo de cooperação

Durante a reunião do Cetur, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Confederação e o Ministério do Turismo para atuação conjunta em três macro programas: desenvolvimento das Redes Brasileiras de Cidades Criativas (RBCC), criação da Rede de Inteligência Mercadológica e certificações para novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

A ministra Daniela Carneiro agradeceu o apoio e reconheceu o trabalho da CNC no turismo. Ela pontuou que sua gestão está comprometida em trazer melhorias para o crescimento do setor e do Brasil. “Precisamos valorizar, reconhecer e fortalecer a beleza e a cultura do País, para potencializar o turismo. Temos gargalos e há muito o que avançar para transformar a vida das pessoas, de fato, pelo turismo”, concluiu.