Encontro debate a Reforma Trabalhista e a importância da Contribuição Sindical

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Crédito da imagem: Filipe Scotti

Profissionais da área de contabilidade estiveram reunidos no dia 14 para debater a modernização trabalhista, o e Social e impacto das tecnologias na profissão contábil. O evento foi realizado pela Fecomércio SC em parceria com a Fiesc, Fecontesc, Sescon/SC, CRC-SC, Sescon Grande Florianópolis e Sescon Blumenau.

Para o Diretor Executivo da Fecomércio SC, José Agenor Aragão Junior, um trabalho sólido na esfera sindical depende também do respaldo financeiro que a categoria econômica proporciona às entidades.  “Uma entidade sindical forte e estruturada se faz com o reconhecimento e orientação dos seus representados, o que aumenta ainda mais a importância do profissional da contabilidade no processo de fortalecimento da representatividade sindical”, pontuou Aragão Junior.

O papel das entidades na busca de maior representatividade também foi abordado pelo Gerente Jurídico da Fecomércio SC, Rafael Arruda, que integrou a Mesa Redonda sobre os desafios dos sindicatos e empresas diante de uma nova agenda das relações de trabalho. Arruda ressaltou a oportunidade que a Reforma Trabalhista trouxe para as entidades sindicais, fortalecendo a prerrogativa em relação às negociações coletivas, que consagrou a prevalência do negociado sobre o legislado.
“É de extrema importância a o reconhecimento da representatividade sindical, para que os sindicatos tenham o respaldo das categorias econômicas para efetivamente atuarem em favor das empresas”, afirmou.

Aproximação da Classe Contábil

O Encontro com os Contadores em parceria com a FIESC é uma continuidade do trabalho que a Fecomércio SC vem realizando em conjunto com as entidades contábeis do Estado nos últimos anos. Em junho de 2017, o Giro com Contador realizado em sete cidades catarinenses, reuniu profissionais para orientar acerca das novas regas da Operação Concorrência Leal.

“Nossas ações buscam estreitar o diálogo da classe contabilista com a Fecomércio SC, atuando em temas sensíveis como a tributação e a desburocratização dos processos contábeis”, ponderou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O empresário também ressalta a importância do papel dos contadores no novo cenário trabalhista, que oportuniza “legitimar a representatividade das entidades de classe na defesa das empresas do setor”.

O projeto itinerante foi promovido pela Fecomércio SC, em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Conselho de Regional de Contabilidade(CRCSC) e Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons) de Santa Catarina, Blumenau e Grande Florianópolis.