PESQUISA
Endividamento das famílias catarinenses mantém crescimento em junho
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência para o Estado de Santa Catarina (PEIC) de junho de 2023 solidifica a trajetória de crescimento dos três principais indicadores no estado. Pelo quarto mês consecutivo o percentual de famílias catarinenses endividadas sobe sem parar e atingiu o nível dos 77,6% em junho, patamar semelhante ao de novembro de 2018 (78,0%).
De acordo com dados do Núcleo de Pesquisas da Fecomércio, na passagem de maio para junho, este índice aumentou 5,7%, a maior variação mensal desde novembro de 2021 (7,0%), e com isso, a média de crescimento do indicador de endividamento no ano de 2023 é de 3,0%.
Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-junho-2023/
A taxa de inadimplência expressa o percentual de famílias endividadas que apresenta alguma dívida em aberto e apresentou a nona variação positiva consecutiva em junho atingindo assim o preocupante nível dos 31,3%. O valor é recorde e substitui o antigo pico da série histórica, 29,7% de outubro de 2019.
Além disso, a nível nacional, a inadimplência atingiu a marca dos 29,2%. E assim, a taxa de inadimplentes em Santa Catarina está 2,1 p.p. acima da do Brasil. Desde março de 2020 que o percentual de famílias inadimplentes no estado (27,1%) não se posicionava em patamar superior a do País (25,3%).