MERCADO

Fecomércio SC aproxima empresários gregos e trade turístico local

Atualizado em 12 junho, 2020

Os laços culturais e econômicos entre Santa Catarina e Grécia, que já datam do final do século XIX, foram reforçados na manhã desta quarta-feira (12) no evento Mykonos Approach, realizado pela Fecomércio SC em parceria com a Embaixada do Brasil em Atenas e Embaixada da Grécia no Brasil. A Federação foi a anfitriã da comitiva grega durante a agenda no Estado, que incluiu networking com empresários locais e os principais nomes do trade turístico, além de rodada de negócios para futuras parcerias.

Veja a galeria de fotos

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o encontro foi estratégico para ampliar o diálogo com o governo do Sul do Mar Egeu e a capital catarinense, sede da primeira colônia do país europeu no Brasil, e transformar Mikonos e Florianópolis em “ilhas irmãs”.  As praias paradisíacas, qualidade da gastronomia, noites pulsantes e a força do turismo unem os dois destinos.

“A Grécia é uma escola de turismo. Só a ilha de Mykonos recebeu mais de 100 mil brasileiros na temporada do ano passado. Eles têm uma rede hoteleira e de beach clubs dinâmica, formada por mais de 300 estabelecimentos em cerca de 80 km². Estamos motivados em compartilhar nossa expertise na área do turismo e  aprender  com eles, para voltarmos o olhar para este setor vital ao desenvolvimento do nosso Estado”, diz Breithaupt.

Para o vice-governador do Sul do Mar Egeu, Stylianos Brigos,  que liderou a delegação de empresários gregos na missão, a Grécia mudou os conceitos de turismo, combinando tradição, luxo, valorização dos patrimônios (cultural, arquitetônico e histórico), gastronomia e praias.

“Marcamos a cada ano recorde de turistas e de receita, por que temos um plano consistente de desenvolvimento do setor. Foi esta estratégia que nos colocou no grupo de elite do mercado europeu. Além do receptivo incomparável, nossa comitiva promove as ilhas mundo afora. A irmandade com Florianópolis vai permitir troca de experiências e conhecimento para o desenvolvimento econômico das duas ilhas”, diz Brigos. Após a vinda a Capital, o grupo segue para NY, Dubai, Berlim e Moscou.

As tratativas deste encontro começaram no início do ano com a visita oficial do embaixador do país no Brasil, Ioannis Pediotis, à Federação. Na ocasião, discutiram sobre o projeto de cooperação comercial focada no turismo e as missões Grécia/SC e SC/Grécia, prevista para o início de 2019.