MERCADO

Missão Empresarial da Fecomércio SC prospecta negócios no Panamá

Atualizado em 19 fevereiro, 2018

A Fecomércio fará, entre os dias 16 e 21 de setembro, uma Missão Empresarial ao Panamá. Os representantes da entidade empresarial vão realizar visitas técnicas à Câmara do Comércio do Panamá, ao Canal do Panamá, a Zona Livre de Colón, embaixada brasileira e shoppings com o objetivo de firmar parcerias e prospectar negócios.

O Panamá é hoje um dos países mais prósperos da América Latina, o sucesso econômico está diretamente ligado ao setor de serviços, que representa cerca de 75% do Produto Interno Bruto – PIB. O grande diferencial do Panamá com relação aos seus vizinhos latinos, se deve às operações no Canal do Panamá e à grande liberalização do setor bancário. Entre os anos de 2011 e 2013, o Panamá liderou o crescimento na América Latina com um percentual de 9,8% enquanto no mesmo período, o Brasil cresceu apenas 2,1%.

De acordo com o diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, a Missão Empresarial quer conhecer de perto os exemplos que proporcionam ao Panamá um crescimento acima da média, e como essas experiências podem ser aplicadas ou aproveitadas em Santa Catarina. “Queremos conhecer melhor o ambiente de negócios do Panamá, para atingir um objetivo estratégico da Fecomércio SC, que é melhorar a competitividade e rentabilidade das empresas catarinenses”, afirmou Arzua.

Participam da Missão Empresarial os seguintes integrantes:
Marcos Arzua, diretor-executivo da Fecomércio;
Charles Machado, presidente da Câmara Empresarial de Comércio Exterior da Fecomércio;
Celio Fiedler, conselheiro Fiscal da Fecomércio;
Herton Scherer, vice-presidente das Regiões Norte e Planalto Norte da Fecomércio;
João Pedro da Rosa, conselheiro fiscal da Fecomércio;
Marcelo Petrelli, conselheiro da Fecomércio;
Marcos Schuhmacher, conselheiro da Fecomércio;
Mauricio Mulinari, assessor econômico da Fecomércio;
Guido Schwartzman, imprensa (Acaert).