MERCADO

Missão NY promove networking internacional e “traduz” as tendências que devem impactar o mercado

Atualizado em 10 março, 2020

Depois de dias de imersão nas tendências e inovações do varejo mundial, a comitiva da Missão NY teve a oportunidade de conhecer os fatores de sucesso das empresas que são referência em seus segmentos e como os novos modelos de negócios têm transformado a realidade do setor, com o especialista alemão, Prof. Dr. Marc Knoppe.

O professor é diretor dos programas internacionais de gestão do varejo e comportamento do consumidor da Universidade Technische Hochschule Ingolstadt – THI, da Alemanha, além de coordenador de Internacionalização de Parcerias Universitárias. Durante o workshop internacional, Knoppe provocou os gestores sobre a necessidade de implementar inovações diárias na jornada de consumo do cliente.

A delegação participou ainda de evento de negócios na Câmara de Comércio Brasil-EUA, principal organização de Nova York da comunidade empresarial brasileira-americana, realizado para fortalecer o networking e as relações comerciais entre os dois países. Conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a reunião é resultado da articulação costurada na missão do ano passado e pode oportunizar negócios bilaterais, atrair investimentos e fomentar relacionamento com empresas dos EUA.

Para conectar as inovações e tendências vistas na NRF2020 com a realidade do Brasil foi realizado workshop de encerramento, coordenado por especialistas da universidade Ingolstadt, visto que o mercado brasileiro tem comportamento de consumo mais semelhante ao europeu do que com o americano.

VISITAS TÉCNICAS DO ATACADO

A programação para a comitiva de supermercadistas e atacadistas segue nesta quinta (16) e sexta-feira (17) com visitas técnicas customizadas para os setores, enquanto o grupo do varejo retorna ao Brasil.

No roteiro das visitas técnicas customizadas estão empresas referências do segmento: Sam’s Club, plataforma do grupo Walmart que possui um sistema de clube de vendas focado no atacado de produtos importados; Harley Davidson; CostCO , uma das maiores marcas de atacado do mundo; Ace Natural, que oferece um serviço de comida natural e orgânica para restaurantes, varejistas do ramo alimentício e distribuidores; Walmart Intelligent Retail Lab, ambiente criado para inovar dentro do varejo e atacado; e Zebra Technologies, que trabalha com produtos, softwares, serviços de análises e soluções para conectar usuários, funcionários e dados de forma inteligente.

NRF

A Missão Técnica New York 2020, realizada pela Fecomércio SC e o Senac SC, promove anualmente uma verdadeira imersão nas tendências mundiais e inovações do comércio. A comitiva de empresários e gestores catarinenses desembarcou na Big Apple na segunda semana de janeiro para participar da maior feira de varejo do mundo, a Retail’s Big Show, promovida há mais de um século pela National Retail Federation (NRF).

Os números desta edição mostram a dimensão e importância do evento no calendário do varejo mundial: são cerca de 40 mil participantes de 99 países, 800 expositores, 400 palestrantes, entre eles os maiores ícones do setor, e 200 temas debatidos.

Subiram ao palco Satya Nadella, da Microsoft, Corie Barry, da Best Bay, Kevin Johnson, da Starbucks, John Furner, presidente do Walmart, Shannon Schuyler, da PwC, entre muitos outros.

Missão NY: empresários e gestores embarcam para a maior feira de varejo do mundo

VISITAS TÉCNICAS DO VAREJO

O grupo de varejo também realizou visitas a importantes players do mercado, como a Puma, marca de artigos esportivos que passou por uma reinvenção de identidade nos últimos anos; a PetSmart, maior rede especializada em produtos pet da América do Norte; a Reserve, loja conceito da Starbucks; a ShowFields, showroom que mistura varejo e arte; e a REI Coop, cooperativa de esporte de aventura.

“Nossa curadoria técnica selecionou empresas com cases interessantes nas operações e no relacionamento com o cliente. Isso permite aos participantes vivenciar conceitos que estão sendo discutidos na Retail´s Big Show e potencializar a visão de negócios e o reconhecimento de oportunidades”, avalia Marcus Tutui, analista de projetos e programas institucionais do Senac SC.

Leia mais

Boas práticas e cases de sucessos inspiram empresários da Missão NY

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior