INSTITUCIONAL

Proposta de incorporação da Santur ao gabinete do Governador avança na Alesc

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O relatório final das três comissões que avaliaram conjuntamente o PLC 8/2019, que trata da reforma administrativa do Poder Executivo, foi apresentado na quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Entre as emendas está a incorporação da Santur ao gabinete do Governador, proposta pelo deputado Ivan Naatz (PV) após articulação da Fecomércio SC e trade turístico de Santa Catarina.

“O trabalho do trade e a atuação do deputado Ivan Naatz, como autor da emenda e presidente da Comissão de Turismo da Alesc, foram fundamentais para sensibilizar governo e parlamentares de que o turismo é um elemento central na economia catarinense, portanto, deve ser tratado com destaque e de forma estratégica pela chefia do Poder Executivo”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A Santur absorveu as atribuições relacionadas ao turismo que antes eram da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), extinta em 2018, e atualmente está vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Com essa nova configuração proposta pelo trade, o órgão pode ganhar autonomia orçamentária e financeira e para tomada decisão”, pontua Breithaupt.

Ao longo da tramitação do projeto de lei complementar da Reforma Administrativa, que reorganiza a gestão estadual, foram apresentadas 159 emendas de diferentes áreas e segmentos da economia. Consenso entre deputados e Governo, a incorporação da Santur deve ser confirmada na próxima semana em votação nas comissões e plenário.

Presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz, em reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na semana passada

Leia também

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado