ECONOMIA

Santa Catarina desponta em maio com maior volume de vendas do país

Atualizado em 08 julho, 2020

 

O resultado do volume de vendas no mês de maio sinaliza para um movimento de retomada do comércio em Santa Catarina, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada  nesta quarta-feira (08) pelo IBGE. A alta foi de 6,4% no varejo restrito em relação a maio de 2019, a maior variação entre as 27 unidades da Federação, à frente do Mato Grosso (5,8%), Mato Grosso do Sul (2,8%) e Paraná (2,3%). Em abril, o Estado teve a menor queda nas vendas do país.

Embora o varejo ampliado – que inclui as atividades de materiais de construção e veículos, motocicletas e peças – ainda apresente resultado negativo (-4,4%), três dos 12 segmentos tiveram variação positiva e a redução das perdas nos demais indica que houve crescimento no volume de vendas na passagem de abril a maio deste ano, ainda que não tenha superado os valores observados em maio de 2019.

O fechamento de vagas desacelerou no mês de maio em Santa Catarina.No mês de abril, o Estado havia sido  o mais afetado do país, em termos relativos, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério da Economia.

O varejo nacional, por outro lado, amarga queda de 7,2% no restrito e 14,9% no ampliado, em relação a maio de 2019. Apenas setor de supermercados, alimentos e bebidas (9,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,9%) tiveram alta.

> Confira outros indicadores de maio

Intenção de Consumo das Famílias (ICF)
Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC)
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior