SESC/SENAC

Senac SC é o consultor gastronômico oficial da Oktoberfest Blumenau 2022

Atualizado em 11 outubro, 2022

Auxiliar na organização de um evento tão grande quanto a Oktoberfest Blumenau não é tarefa fácil- somente na última edição quase 580 mil pessoas passaram pelos pavilhões da Vila Germânica. Para que tudo dê certo e o público possa se divertir, a organização tem início bem antes. “A festa dura 19 dias, mas para quem realiza o planejamento tudo começa lá em janeiro”, conta Bruno Deola Nasatto, coordenador do restaurante Senac Blumengarten.

A parceria do evento com o Senac começou em 2013, quando a instituição foi chamada para operar um estande de salsichões. Já em 2015, devido aos procedimentos de qualidade, limpeza e rapidez em servir, aplicados no estande, o parque Vila Germânica convidou a equipe para ensinar os outros restaurantes a atuarem dessa mesma maneira. Assim, o Senac SC se tornou o consultor oficial da festa.

>>> Presidente da Fecomércio SC prestigia abertura da Fenarreco e Oktoberfest

“Entre as principais atividades desempenhadas está o auxílio na construção do cardápio, foi feito assim um trabalho que trouxe a cultura alemã de fato, retirando os pratos que não tinham relação com a gastronomia germânica e deixando apenas a comida típica. A cada ano pensamos também em novos produtos, quando ofertamos para a organização e eles decidem pela oferta ou não durante a Oktoberfest”, conta o chef do Senac Blumengarten, Heiko Grabolle. Para cumprir todo o planejamento é preciso contar com pessoas, por isso, nesta edição foram contratadas cerca de 90 pessoas, entre atendentes de evento, cozinheiros e estoquistas. Além disso, há a equipe fixa na organização, inclusive com nutricionista.

Atenção aos cuidados sanitários

Outra preocupação dos organizadores é quanto às práticas de manipulação e produção de alimentos, sempre com o objetivo de eliminar qualquer risco para a saúde das pessoas. Assim, a equipe do Senac assessora os restaurantes participantes sobre às normas de vigilância sanitária, por meio de treinamento. “Desde 2015, conforme a licitação, realizamos treinamento com as equipes de todos os estandes. Assim, a licitação só permitia que os comerciantes pudessem vender os alimentos se passassem pelo treinamento do Senac”, afirma Heiko.

>>>Leia mais

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília