INSTITUCIONAL

Sistema Fecomércio SC fomenta debate sobre turismo regional

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Com a nomeação dos representantes das Instâncias de Governança Turística Regional, na Câmara de Turismo, setor ganha  força na articulação de ações estratégicas

 

A diversidade, os desafios e a realidade das regiões turísticas de Santa Catarina estiveram na pauta da reunião da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, realizada nos dias 03 e 04 de maio na Pousada Rural Sesc em Lages. O encontro contou com a participação do especialista Alexandre Biz, que abordou a inovação nos serviços da atividade turística com a palestra “Impacto da Inovação das Redes de Cooperação no Turismo Catarinense“.

Acesse a galeria de fotos

É atuando para mitigar os desafios que a Fecomércio SC, Sesc e Senac vêm estruturando uma agenda propositiva e estratégica para setor fomentando uma rede de cooperação com a participação do poder público e iniciativa privada.

“Com esse propósito de associativismo e integração, reunimos aqui os representantes das 12 Instâncias, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, prefeituras, empresários e Entidades para debater ações e os desafios do turismo catarinense”, ressaltou o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, se referindo ao público que prestigiou a nomeação dos  22 representantes das Instâncias de Governança Turística Regional, na Câmara da Entidade.

Estiveram presentes os Deputados Estaduais Ivan Naatz e Marcius Machado, que ressaltaram  a importância de valorizar o turismo regional, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Mário Hoeller de Souza, além da presidente da Santur, Flavia Didomênico, que reafirmou o papel do governo do Estado no fomento do desenvolvimento da atividade turística.

A entrada dos novos membros marca uma nova fase da Câmara, oportunizando estar mais próxima dos municípios para tratar dos assuntos relacionados ao turismo dando mais capilaridade à sua atuação.

Entre as ações que serão fortalecidas, o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Amaral Moritz, cita a articulação junto ao poder público na resolução de entraves enfrentados pelo setor.

“As Instâncias pertencendo a Câmara terão mais uma ferramenta para solicitar aos governos estadual e municipal demandas necessárias para o desenvolvimento das regiões referentes à atividade turística. Assim como aos deputados,  acompanhando o andamento dos projetos que tramitam nas Casas Legislativas que impactam no setor”, explica.

Planejamento para ações

No segundo dia de reunião, a programação também oportunizou aos membros da Câmara discutir as 242 ações estabelecidas pelo Turismo em Movimento – TEM , apontando prazos e prioridades de ação.

O TEM busca fortalecer e integrar as Instâncias de Governança do Turismo em Santa Catarina, que reuniu em 2018 mais de 500 participantes representantes do poder público e iniciativa privada em 12 cidades para identificar ações de trabalho por fator crítico: gestão e governança, inovação, infraestrutura, qualificação, e legislação.

Para o vice-presidente de Turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a reunião marca um momento de valorização das regiões do estado e de seu potencial turístico.

“A presença das Instâncias Regionais na Câmara contribui para traçar o rumo do turismo nas regiões, trazendo seus desafios para serem discutidos, com planejamento e execuções de ações estratégica, além de acompanhar os resultados. Para isso é imprescindível a parceria do governo atual e das futuras gestões para continuidade do que hoje está sendo planejado”, pontua Dagnoni.

O grupo continuará o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara de Turismo com agenda de reuniões somado à expertise técnica do Sistema Fecomércio SC Sesc|Senac, além do Observatório do Turismo.

Confira os novos membros da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, nomeados na Reunião

Instância Vale das Águas

Fábio Souza

Instância Vale do Contestado

Gladys Ansilieir

Instância Caminho dos Cânions

Hellen Becker

Itaionara Recco

Instância Caminho das Fronteiras

Sisse Veloso

Adilson José de Almeira, representando a Carlise Werlang

Instância Caminhos do Alto Vale

Fabiana Dickmann

Amadeu Gonçalves

Instância Serra Catarinense

Ana Lúcia Vieira

Simone Vieira Oliveira Rodrigues

Instância Caminho dos Príncipes

Rodrigo Ademir da Silva

Jamille de Freitas Machado Douat

Maria Conceição Junckes

Instância Grande Florianópolis

Carlos Alberto de Azevedo Tutui

Rodrigo Ferreira

Instância Vale Europeu

Ricardo Stodieck

Sidnei Dematé

Sálvio Osmar Tonini

Instância Grande Oeste

Elisiane Menegolla

Andréa Mendes

Instância Encantos do Sul

à confirmar

Instância Costa Verde & Mar

à confirmar

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior