ECONOMIA

Taxa de desocupação reduz, mas rendimento real deteriora em SC

Atualizado em 03 dezembro, 2021

Santa Catarina segue com taxa de desocupação em trajetória de queda no 3º trimestre de 2021, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE. O Estado atingiu 5,3% no período, recuo de 0,6 ponto percentual diante do trimestre anterior (5,8%), mantendo-se com o menor índice de desemprego do país.

> Confira a análise sobre a  Força de trabalho em SC

O resultado é menor, inclusive, que o período pré-pandemia (5,7%). Em nível nacional, o desempenho é similar, redução 1,6 ponto porcentual, mas o índice permanece em patamares elevados (12,6%).

De abril a junho, Santa Catarina contou com 3,7 milhões de pessoas empregadas e 207 mil desempregados. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 46  mil pessoas. O movimento de recuperação das atividades reflete na criação dos mais 176 mil novos postos de trabalho no Estado entre janeiro a setembro de 2021.

O rendimento real médio, no entanto, deteriorou em virtude da aceleração dos preços.  No 3º semestre deste ano, houve redução em 3,6% na comparação com o trimestre anterior e 5,5% em relação ao igual período do ano anterior.

Confira abaixo os dados dinâmicos:

Leia também

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso

21 novembro, 2025

Mais de um terço das empresas varejistas pretende contratar temporários para o Natal e a temporada de verão em Santa Catarina, aponta Fecomércio