PESQUISA

Ticket médio cresce em SC, mas faturamento é abaixo do esperado no Dia das Mães

Atualizado em 22 maio, 2018

O Dia das Mães movimentou a economia catarinense nas primeiras semanas de maio de 2018, mas o faturamento ficou abaixo do esperado. De acordo com a Pesquisa de Resultado de Vendas, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades de Santa Catarina, a queda foi de 10,9% em relação ao ano anterior. Itajaí teve o pior resultado (-16%) entre as cidades pesquisadas. Já na comparação com os meses comuns, no entanto, a variação foi de 8,6%, mostrando que a data é bastante relevante para o comércio do Estado.

Leia a pesquisa na íntegra

Apesar da alta de 1,1% no ticket médio das lojas- de R$ 218,90 para R$ 221,34 em 2018- o volume de vendas ainda não cresceu o suficiente para impactar positivamente no caixa. Os consumidores em Lages (R$330,15) e Criciúma (R$274,08) foram os que mais desembolsaram nas lojas, ao contrário de Florianópolis (R$163,77).

Saiba a diferença entre gasto médio e ticket médio

Resultado de Vendas
Infogram

“O Dia das Mães é um termômetro para o comércio. Os resultados mostram que a cautela ainda guia o consumidor nas compras, mas os volumes de vendas estão crescendo e devem fechar 2018 em níveis semelhantes ao período pré-crise”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Outro indicador que mede a expectativa com a data é a contratação de temporários: Blumenau (17,2%) foi a cidade que mais reforçou o quadro de colaboradores, enquanto a média estadual foi de 12,4%.

A pesquisa aponta que quase metade das compras foi parcelada (43,1%), seguido pelo pagamento à vista no cartão de crédito (28,9%)- Chapecó (39,5%) registou o maior percentual de compras neste modalidade. De acordo com os entrevistados, a frequência de pesquisa de preço foi baixa (41%)- em Joinville o índice chegou a 49%- ou razoável (30%) nos estabelecimentos.

A pesquisa foi realizada com 443 empresas do comércio, de 14 a 17 de maio, em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Confira como foi a intenção de compras

Itajaí e Blumenau devem ter maior gasto médio no Dia das Mães

Leia também

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório