ECONOMIA

Volume de vendas no comércio cai pelo terceiro mês seguido

Atualizado em 11 março, 2022

O volume de vendas do comércio em Santa Catarina retraiu 0,8% em outubro diante do mês anterior- esta é a terceira queda consecutiva. A alta dos preços é notada no descompasso entre o volume de vendas e a receita nominal, que avançou 0,2% na passagem do mês. Esse cenário também ocorre em nível nacional: queda de 0,1% nas vendas e a alta de 0,7% receita.

> Confira a análise completa

Embora o movimento de queda persista, o varejo restrito está 3,4% acima do período pré-pandemia (fevereiro de 2020) e registra altas de 3,3% no acumulado de 12 meses e de 2,6% de janeiro a outubro. O varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, recuou 0,6% na passagem do mês, mas cresce 10,1% no acumulado do ano e 9,2% em 12 meses.

Em Santa Catarina, a queda no rendimento médio dos trabalhadores também impactou na redução das vendas do comércio. A inflação reduziu a demanda de diversos setores- entre 10 segmentos pesquisados, seis deles tiveram queda frente a outubro de 2020.

Confira abaixo a movimentação do volume de vendas:

Clica na  para abrir em tela cheia

Leia também

15 outubro, 2025

Varejo catarinense acumula segundo maior crescimento do país em 2025, com alta de 6%

14 outubro, 2025

Setor de serviços tem expansão de 1,4% em agosto em Santa Catarina

09 outubro, 2025

Inadimplência cresce pelo sexto mês consecutivo e volta a bater recorde em SC

03 outubro, 2025

Confiança dos varejistas cai em setembro, mas expectativas futuras melhoram em SC