Blumenau registra alta nas vendas no dia dos namorados

Atualizado em 28 dezembro, 2017

O dia dos namorados garantiu o aumento de 3,5% no faturamento neste ano e 7,5% em relação aos meses comuns do ano em Blumenau. O tíquete médio na data foi de R$ 153,17, acima do valor registrado em 2015 (R$ 126,47) e abaixo da média estadual (R$ 167,76), conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.

Por conta da crise os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 10,8% das empresas reforçaram o quadro de funcionários para o período. Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (41%), razoável (31%) e alta (28%). O parcelamento no cartão de crédito foi a opção escolhida por 49,2% dos consumidores, seguido pelo pagamento à vista: crédito (29,2%), débito e dinheiro empatados em 7,7%.

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.

Leia mais:

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Dia dos namorados foi de vendas tímidas em Chapecó
Florianópolis tem maior tíquete médio no dia dos namorados
Itajaí tem o menor tíquete médio no dia dos namorados
Joinville tem segundo maior tíquete médio de compras
Lages lidera contratação de temporários para dia dos namorados

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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