Florianópolis tem maior tíquete médio no dia dos namorados

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Florianópolis foi a cidade catarinense com o maior tíquete médio (R$ 192,63) com presentes para o dia dos namorados, acima da média estadual (R$ 167,76) e do ano passado (R$ 159,19), conforme aponta pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Se por um lado o gasto neste ano foi maior, em função da inflação que encareceu o preço dos produtos, por outro, o faturamento caiu 12,7%, visto que o volume de vendas vem apresentando queda no acumulado de 12 meses. Já em relação aos meses comuns do ano houve crescimento de 24,2% na receita, o que demonstra a relevância da data para o setor.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.

Por conta da crise, os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: apenas 9% das empresas reforçou o quadro de funcionários para o período.

Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (40%), alta (28%) e razoável (23%). A compra à vista foi a forma de pagamento escolhida por quase 80% dos consumidores: dinheiro (22%), cartão de débito (25%) e cartão de crédito (32%). No prazo, o cartão de crédito respondeu por 19% das vendas.

Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.

Leia mais:

Frio antecipado impulsiona dia dos namorados em SC
Blumenau registra alta nas vendas no dia dos namorados
Dia dos namorados foi de vendas tímidas em Chapecó
Sobe o tíquete médio para dia dos namorados em Criciúma
Itajaí tem o menor tíquete médio no dia dos namorados
Joinville tem segundo maior tíquete médio de compras
Lages lidera contratação de temporários para dia dos namorados

Avaliação do consumidor

Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.

De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.

Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior