Comércio de rua concentrará as vendas no dia das mães em Chapecó

Atualizado em 25 abril, 2016

O comércio de rua deve ser o principal destino dos consumidores nas compras para o dia das mães em Chapecó. Pelo menos 83% deles preferem escolher os presentes nestas lojas do que em shopping centers (11,1%), conforme aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) para a data.

Confira a pesquisa na íntegra

O tíquete médio de compras deve ficar em R$ 175,43, à frente do comportamento estadual (R$ 159,89). Mesmo com valor superior ao ano passado (154,33), na prática o chapecoense está comprando menos e pagando mais por conta da inflação.

A queda na expectativa de gastos está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, à queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 37% das famílias declararam estar em situação pior do que o ano passado; 31,8% afirmaram que estão melhor financeiramente e 31,1% consideram que permanecem no mesmo patamar.

Os empresários devem apostar em estratégias de vendas para minimizar os efeitos negativos da retração do mercado, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O dia das mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, especialmente o vestuário e o mercado de beleza. Mesmo afetado pelas incertezas econômicas, o catarinense não vai deixar de presentear a mãe, apenas deve mudar a faixa de preço. É uma boa oportunidade para os lojistas avaliarem a gestão do negócio, ajustando os custos à nova realidade e treinando bem as equipes para atrair clientes e manter o movimento nos seus estabelecimentos”, avalia.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os números não surpreendem, já que na Páscoa os resultados das vendas foram semelhantes nas lojas e supermercados (-10,2%). “Esta situação é clara pela insegurança política que contamina a economia do país. Porém os lojistas se prepararam, renovaram os estoques e estão focados em obter o quadro mais favorável possível”, afirma.

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Perfil do consumidor

Diferente das outras cidades, a procura por promoções ganhou destaque em Chapecó (38%), seguida pelo atendimento (25%) e preço (24%). Vestuário (46,3%), perfumes/cosméticos (16,2%) e calçados/bolsas (12%) lideram a lista de artigos mais desejados. O setor de serviços também é favorecido: 12,5% dos entrevistados afirmaram que devem sair para almoçar ou jantar em restaurantes.

A maioria dos consumidores pretende pagar em dinheiro (63%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (13,4%). Este resultado sinaliza que os catarinenses estão pouco dispostos a endividar-se, embora as pesquisas de resultado de vendas apontem que na hora da compra o recurso crédito aumenta consideravelmente.
 

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