Consumidor da Capital prefere comprar à vista no dia das mães

Atualizado em 25 abril, 2016

Após amargar a liderança entre os mais endividados do estado, 84,4% dos consumidores em Florianópolis pretendem comprar os presentes para o dia das mães à vista. De acordo com a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), 55,5% devem pagar em dinheiro, 19,6% no cartão de débito e 9,3% no crédito. A Capital deve ter o segundo maior gasto médio do de Santa Catarina (R$ 190,03), atrás apenas de Itajaí (R$ 190,34). O valor está acima da média estadual (R$ 159,89), mas é menor do que o ano anterior (R$ 209,45).

Confira a pesquisa na íntegra

A queda na expectativa de gastos está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, à queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 42,2% das famílias declararam estar em situação pior do que o ano passado; 30,2% consideram que permanecem no mesmo patamar e 27,2% afirmaram que estão melhor financeiramente.

Os empresários devem apostar em estratégias de vendas para minimizar os efeitos negativos da retração do mercado, segundo Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. “O dia das mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, especialmente o vestuário e o mercado de beleza. Mesmo afetado pelas incertezas econômicas, o catarinense não vai deixar de presentear a mãe, apenas deve mudar a faixa de preço. É uma boa oportunidade para os lojistas avaliarem a gestão do negócio, ajustando os custos à nova realidade e treinando bem as equipes para atrair clientes e manter o movimento nos seus estabelecimentos”, avalia.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os números não surpreendem, já que na Páscoa os resultados das vendas foram semelhantes nas lojas e supermercados (-10,2%). “Esta situação é clara pela insegurança política que contamina a economia do país. Porém os lojistas se prepararam, renovaram os estoques e estão focados em obter o quadro mais favorável possível”, afirma.

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Perfil do consumidor

O preço deve ser o principal atrativo para o público: 40% dos entrevistaram apontaram este quesito como preferência na hora da escolha, seguido pela variedade de marcas (22%) e promoções (18%). Para economizar na data 61,8% dos consumidores planejam realizar pesquisa de preço.

O destino mais procurado para as compras deve ser o comércio de rua (59,8%) e em menor escala os shoppings centers (22,6%). Vestuário (35,3%), perfumes/cosméticos (12,0%) e calçados/bolsas (8,5%) lideram a lista de artigos mais procurados.
 

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