Dia das mães aquecerá comércio em Criciúma, mas recessão freia volume de vendas

Atualizado em 25 abril, 2016

O dia das mães deve movimentar o comércio de Criciúma, mas a falta de confiança dos consumidores pode impactar no volume de vendas neste ano. O gasto previsto para a data deve ser de R$ 145,41, abaixo do ano anterior (R$ 202,91) e da média estadual (R$159,89), segundo a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).

Confira a pesquisa na íntegra

A queda na expectativa de gastos está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Quase metade das famílias (46,1%) declarou estar em situação pior do que o ano passado; 32,0% consideram que permanecem no mesmo patamar e 21,9% afirmaram que estão melhor financeiramente.

Os empresários devem apostar em estratégias de vendas para minimizar os efeitos negativos da retração do mercado, segundo Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. “O dia das mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, especialmente o vestuário e o mercado de beleza. Mesmo afetado pelas incertezas econômicas, o catarinense não vai deixar de presentear a mãe, apenas deve mudar a faixa de preço. É uma boa oportunidade para os lojistas avaliarem a gestão do negócio, ajustando os custos à nova realidade e treinando bem as equipes para atrair clientes e manter o movimento nos seus estabelecimentos”, avalia.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os números não surpreendem, já que na Páscoa os resultados das vendas foram semelhantes nas lojas e supermercados (-10,2%). “Esta situação é clara pela insegurança política que contamina a economia do país. Porém os lojistas se prepararam, renovaram os estoques e estão focados em obter o quadro mais favorável possível”, afirma.

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Perfil do consumidor

Embora na maioria das cidades o preço e a promoção são os primeiros quesitos levados em conta no momento da compra, em Criciúma o atendimento que ganha destaque: 33% dos entrevistados apontaram este tópico como o principal.

Para economizar na data, parte significativa dos catarinenses (69,6%) deve realizar pesquisa de preço. O destino mais procurado para as compras será o comércio de rua (81,7%) e em menor escala os shoppings centers (10,1%).

Vestuário (45,9%), perfumes/cosméticos (17,7%) e calçados/bolsas (14,6%) lideram a lista de artigos mais procurados. O setor de serviços também é favorecido: 19,3% dos entrevistados afirmaram que devem sair para almoçar ou jantar em restaurantes.

A maioria dos consumidores pretende pagar em dinheiro (71,2%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (14,4%). Este resultado sinaliza que os catarinenses estão pouco dispostos a endividar-se, embora as pesquisas de resultado apontem que na hora da compra o recurso crédito aumenta consideravelmente.
 

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